Produtores rurais de Santana do Itararé-PR aderem à paralisação nacional dos caminhoneiros e bloqueiam PR-151

Solidarizando com à paralisação nacional dos caminhoneiros (20 estados), contra o alto preço do diesel que vem tendo altas sucessivas nos últimos tempos, cerca de 40 produtores rurais de Santana do Itararé-PR reforçaram o movimento, colocando tratores e máquinas agrícolas na Rodovia PR-151, nas imediações da cidade.

Com isso, neste instante – 14h05 desta terça-feira (22) está totalmente paralisado o intenso trânsito de veículos, principalmente de caminhões pesados, ligando o Estado de São Paulo ao Estado do Paraná e vice-versa.

De acordo com o G1, a categoria quer a redução do valor do óleo diesel, que tem tido altas consecutivas nas refinarias. Nesta terça, o preço sobe 0,97% nas refinarias. Mas a Petrobras já anunciou que a partir de quarta-feira (23), o valor cairá 1,54%. A escalada dos preços aconteceu em meio à disparada dos valores internacionais do petróleo.

As revisões podem ou não refletir para o consumidor final – isso depende dos postos. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, do Gás Natural e dos Biocombustíveis (ANP), o preço médio do diesel nas bombas já acumula alta de 8% no ano. O valor está acima da inflação acumulada no ano, de 0,92%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nesta manhã, foram registrados atos em pelo menos 20 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, e Tocantins.

Compartilhar

Notícias relacionadas