PROERD forma nova turma em Itaporanga

 

(Do Jornal O Imparcial) – Foi realizada na manhã de terça-feira (25) a solenidade de formatura dos alunos dos 5º ano da rede de ensino Estadual, Municipal e Particular de Itaporanga que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) no ano de 2014. O evento foi realizado no Recinto de Festas e contou com a presença do prefeito Zé do Nute; Pastor Leonel; Secretária Municipal da Educação Jucinéia de Oliveira Lara; supervisora da Educação Silvia Moreira Lopes; coordenadora Pedagógica Eidi Garcia Frezati, além de diretores e professores de escolas do município, alunos formandos e familiares.

O PROERD foi ministrado pelo Cabo PM Lúcio com duração de 1 semestre letivo com aulas semanais tendo auxilio de uma cartilha e do professor, em parceria com Policia Militar de Itaporanga, Prefeitura Municipal; Secretaria Municipal de Educação e escolas municipais e particulares.

O prefeito Zé do Nute deu uma palavrinha rápida direcionada aos alunos formandos. “Não basta somente o poder público fazer a parte dele conscientizando sobre o uso de drogas, esse trabalho também tem que ser feito pelos pais que tem um papel muito importante na continuidade desse trabalho, a família é à base de tudo”. Zé do Nute também parabenizou o trabalho realizado pelo Cabo Lucio juntamente com os professores.
O Pastor Leonel aproveitou a oportunidade e ressaltou que: “não é só nas grandes cidades que vemos jovens usando drogas, em Itaporanga também vemos isso…. tem leis que os homens aprovam mas desaprovam a Deus … vamos viver perto de Deus e de pessoas e longe das drogas”, e citou a passagem da bíblia do “Filho Pródigo”, para deixar como exemplo para as crianças. E dando continuidade a formatura foram realizadas belíssimas apresentações com músicas; danças e teatros feitos pelos alunos formandos das escolas Vicente Russo do Amaral; Colégio Objetivo; Colégio Positivo e Dom Athanázio Merkle.

Alguns alunos foram premiados com uma medalha que receberam das mãos do PM Lúcio como parte das atividades feita pelos alunos em sala de aula durante a formação do PROERD. Sendo aplicada uma prova e usado como critério para a premiação, o aluno que teve o melhor desempenho nas respostas recebeu a medalha. Cabo Lucio e os professores foram homenageados com mimos que receberam por parte da equipe gestora de cada escola. Também foi entregue certificados de conclusão do curso para os alunos, os professores responsáveis por cada sala recebeu das mãos de Lucio.

O Programa do PROERD consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las. O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que imbuía de sua missão institucional, vem de uma sociedade mais saudável e feliz. Enfim, o PROERD trabalha os valores fundamentais para fortalecer a personalidade da criança em optar por uma vida saudável, sem drogas e sem violência, fazendo parte da criação e um futuro melhor.

Notícias relacionadas