Professora da Unesp será homenageada em congresso nacional de oftalmologia

Professora Silvana Artioli SchelliniA professora Silvana Artioli Schellini, médica oftalmologista e vice-diretora da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), será homenageada dia 9 de julho, na abertura do Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SOB), que será realizado no Rio de Janeiro. Ela e o oftalmologista Dr. Almir Ghiarone – um dos mais renomados do Brasil em sua especialidade – são os dois únicos médicos no País a receberem três vezes o Prêmio Varilux de Oftalmologia.

O reconhecimento, oferecido pela fabricante de lentes multifocais às pesquisas produzidas pelos principais oftalmologistas do Brasil, ocorre desde 1972, ano da comemoração ao 50º aniversário da SOB. Professora Silvana recebeu o prêmio nos anos de 1986 (16ª edição do prêmio), 1993 (23ª edição) e 2000 (30ª edição).

Os trabalhos da docente, que foram contemplados, respectivamente são: “O cão como animal de experimentação em oftalmologia: avaliação estrutural e ultraestrutural do corpo ciliar” – que foi sua tese de mestrado, orientada pelo professor Marcos Augusto Moraes Silva; “Retinopatia Diabética Experimental”, seu projeto de doutorado, orientado pelo mesmo docente e “Cavidade Anoftalmica”, que foi seu trabalho para obtenção do título de livre-docência.

“Os pesquisadores brasileiros têm pouco reconhecimento e não têm a oportunidade de ter seu trabalho observado por todos. Essa premiação é uma forma de nossas pesquisas ganharem visibilidade”, destaca professora Silvana. Ao longo dos últimos anos, a vice-diretora da FMB já teve oito pós-graduandos orientados por ela que também receberam o Prêmio Varilux de Oftalmologia.

Currículo resumido da professora Silvana

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) (1980), mestrado em Oftalmologia Unesp (1985) e doutorado em Bases Gerais da Cirurgia pela Unesp (1992). Atualmente, é vice-diretora da Faculdade de Medicina da Unesp e professora titular da Unesp. Tem experiência na área de Oftalmologia, com ênfase em Cirurgia Plástica Ocular, Vias Lacrimais e Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pálpebra, vias lacrimais, prevalência de doenças oculares na população, prevenção da cegueira.

 

 

Notícias relacionadas