Professoras de Direito da FAFIT são premiadas em Congresso Internacional realizado no PR

Letícia de Mattos Schröder e Zélia Halicki, professoras de Direito da FafitNo Congresso Internacional de Administração, com o tema “Gestão Estratégica: inovação colaborativa e competitividade”, realizado entre 19 e 23 de setembro em Ponta Grossa(PR), professoras do Curso de Direito da FAFIT Itararé, tiveram um trabalho premiado, o artigo “Comercialização de créditos de carbono: uma análise à luz do princípio do desenvolvimento sustentável”.  As palestras ocorreram

no Cine Teatro Ópera, e a apresentação de artigos e trabalhos, no Campus Central da UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

As professoras do curso de Direito, Letícia de Mattos Schröder e Zélia Halicki, com participações de Débora Veneral e Anatólia Takeda, se destacaram no evento, por abordarem questões do Direito Ambiental, de grande importância no cenário jurídico.

Elas apresentaram o artigo “Comercialização de créditos de carbono: uma análise à luz do princípio do desenvolvimento sustentável”, o qual foi premiado na área do Direito Empresarial e também como o melhor da área temática, sendo, desta forma, publicado na revista do Congresso.

De acordo com a professora Letícia Schröder, o artigo publicado é originário de uma monografia de pós-graduação, apresentada na Escola da Magistratura do Paraná. Em relação à escolha do tema, a professora conta que se deu pela importância que o Direito Ambiental vem assumindo no cenário jurídico. “Também pelo destaque que os chamados créditos assumem no âmbito internacional em razão de seu caráter inovador e interdisciplinar”, explica.

A edição 2011 do Congresso Internacional de Administração contou com a inscrição de 547 trabalhos distribuídos entre as 16 áreas temáticas. Destes, 337 foram aprovados e apresentados durante o evento, no Campus Central da UEPG, sendo selecionados apenas 16 para integrar a Revista ADMpg científica.

A premiação dos melhores trabalhos da mostra científica – “Prêmio Sérgio Escorsim” – aconteceu no dia 22 de setembro, na Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa. Este prêmio homenageia o professor Sérgio Escorsim, falecido em janeiro de 2010. Professor da UEPG e com vasta experiência em gestão empresarial, Escorsim foi um dos idealizadores do que hoje é o Congresso Internacional de Administração, sendo ainda grande incentivador da instalação do Parque Tecnológico de Ponta Grossa.

Para a professora Letícia a participação em eventos como este é de extrema relevância, não apenas para o professor, que se mantém atualizado e em constante contato com as atualidades de sua área, como também para a Faculdade, cujo nome é divulgado e enaltecido. “Sem falar, é claro, no engrandecimento profissional do professor”, comemora. 

Para os interessados em conhecer o artigo “Comercialização de créditos de carbono: uma análise à luz do princípio do desenvolvimento sustentável”, assim como os outros trabalhos selecionados, eles estão publicados na Revista ADMpg – Gestão Estratégica – volume 4 – número 1 – 2011, lançada na programação do evento. (Com Vanessa P. Souza Ferraz, da assessoria de imprensa da Fafit)

Notícias relacionadas