Professoras do “Prézinho” de Itaporanga ensinam boa alimentação às crianças

As professoras da EMEI Pe. Osvaldo Guedes Paulo, de Itaporanga-SP, realizaram de 9 a 20 do mês passado, com os alunos,  o projeto alimentação, que teve o objetivo de mostrar aos pequenos a importância de uma boa alimentação para a  saúde. De acordo com os realizadores, o interesse em trabalhar com este tema partiu num primeiro momento da observação das crianças durante o lanche, as que se recusavam …

a experimentar alimentos saudáveis. Uma outra preocupação foi com relação aos pais, que também diziam que em casa eles recusam alimentos.


Para animar a atividade, os próprios professores  e servidores da escola encenaram a peça "Sopa de Pedras", uma estória de Pedro Malasartes,  mineiro sanfoneiro, caipira famoso pela sua esperteza, que foi chamado para resolver um caso interessante: as crianças de um  lugar muito bonito e cheio de hortas e pomares bem cuidados, não queriam comer frutas, legumes e verduras de jeito nenhum.

Durante o projeto foram realizadas várias atividades como: discussão com o grupo sobre os alimentos mais importantes para a nossa saúde; registro das diferenças entre uma alimentação saudável e o consumo de guloseimas; montagem coletiva da pirâmide dos alimentos e modelagens. E ainda, puderam saborear diferentes tipos de saladas, sopa de  legumes e frutas variadas.

"Quando os alunos começam a alimentar-se fora do ambiente familiar, é comum a resistência em experimentar determinados alimentos, portanto pensamos no projeto alimentação com o objetivo de conscientizar a criança da importância de nutrir-se bem. Esta atitude serviu como incentivo para as crianças que na companhia de outras começam a experimentar frutas, verduras e legumes, que são de muita importância para a nossa saúde", observou a coordenadora Pedagógica Maria Augusta.
 
 

Notícias relacionadas