Profissionais de todo o Brasil vêm a Botucatu reciclar conhecimentos em plástica ocular

A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) sedia, entre os dias 15 e 16 de maio, o principal evento do ano na área de plástica ocular. No Salão Nobre da instituição, foi realizado o Simpósio da SBCPO (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais), com a participação de profissionais de oftalmologia de todo o Brasil.

A SBCPO, cuja presidente é a vice-diretora da FMB, professora Silvana Artioli Schellini e o Centro de Estudos de Oftalmologia da faculdade prepararam uma programação com palestras, aulas teóricas, atividades práticas e curso de tópicos específicos, uma espécie pré-congresso, que terminará neste sábado, 16 de maio. Nele são discutidos assuntos como Anatomia da região órbitopalpebral e vivenciados procedimentos cirúrgicos em pálpebras e vias lacrimais, com cirurgias demonstrativas ao vivo. Também houve espaço para os tradicionais cursos de Toxina Botulínica, Radiofreqüência e Estética

Como convidados, participam do simpósio uma chilena, a Dra. Cristina Hidalgo – que apresenta práticas usuais de seu País – e três profissionais argentinos. Além disso, empresas que comercializam produtos na área da oftalmologia expuseram novidades do mercado em estandes montados no hall do Salão Nobre da FMB.

Professora Silvana Schellini, presidente da SBCPO, explica o simpósio tem o objetivo de reunir, em Botucatu, os membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular, pós-graduandos, residentes e ex-residentes. “Fiquei bastante satisfeita, pois cerca de 70% dos membros da SBCPO compareceram ao evento. Vieram pessoas de vários estados e de países sulamericanos. Para nossa sub-especialidade, é o evento mais importante do ano”, destaca.

Segundo ela, o simpósio serve para reciclar conhecimentos e também promover troca de experiências entre os participantes. “Essa integração entre profissionais de outros países, pós-graduandos, residentes e ex-residentes é muito saudável”, avalia.

Referência Nacional – Para o residente da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp, Fabrício Rendeiro, o Simpósio da SBCPO é uma oportunidade de a instituição mostrar o trabalho que desenvolve e que é referência nacional. “Foi possível reunir os melhores profissionais do País nesta área e até nomes internacionais. Isso é muito importante”, declara.

José Rodrigo L. Soza, representante de um produto oftalmológico, pondera que o evento teve uma programação enxuta, porém de qualidade. “A programação oferece aquilo que realmente os participantes procuram. As palestras foram bem selecionadas, com profissionais gabaritados. Por ser uma promoção da SBCPO, é o que há de mais interessante no meio”, diz.

Leandro Rocha

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB e HC/Unesp

 

Notícias relacionadas