Programa de rádio “Café com a Presidenta”, com a Presidenta da República, Dilma Rousseff

No programa de rádio desta segunda-feira a presenta Dilma Rousseff fala do sucesso do programa "Saúde Não Tem Preço", que beneficiou quase 3,5 milhões de pessoas que receberam, de graça, medicamentos para diabetes e pressão alta, e para os estudantes de cursos superiores, as novas regras do Fies, as quais tornaram mais fácil o financiamento, com diminuição nos juros, e aumento do prazo para comerçar a pagar, que mudou de 6 meses para um ano e meio.  Confira mais detalhes.

 

Rádio Nacional, 04 de abril de 2011


Luciano Seixas: Olá, bom dia. Eu sou Luciano Seixas, e este é o “Café com a Presidenta”, o nosso encontro semanal com a presidenta Dilma Rousseff. Bom dia, Presidenta.

Presidenta: Bom dia, Luciano, e bom dia a todos os ouvintes.

Luciano Seixas: O programa “Saúde Não Tem Preço”, lançado pela senhora, está fazendo dois meses. Já é possível fazer uma avaliação?

Presidenta: Já, sim, Luciano. Estou acompanhando de perto e posso te dizer que o programa “Saúde Não Tem Preço” está dando resultados. Nos primeiros 45 dias, Luciano, quase 3,5 milhões de pessoas receberam, de graça, seus remédios para diabetes e pressão alta. É quase o dobro do que a rede “Aqui Tem Farmácia Popular” distribuía quando os remédios tinham que ser pagos, mesmo que, naquela época, a preços baixos. Isso indica que a nossa campanha sobre a importância do tratamento está no caminho certo. Mais pessoas estão tendo acesso aos remédios, e é exatamente esse o nosso objetivo. Queremos que todos os diabéticos e hipertensos possam fazer o tratamento direito, sem interrupção.

Luciano Seixas: O que o doente deve fazer para ter o remédio de graça, Presidenta? Demora?

Presidenta: Não demora não, é rápido. Hoje são 15.097 farmácias credenciadas, além das 548 unidades do governo, e essas farmácias estão espalhadas por mais de 2.500 municípios. Para receber gratuitamente os remédios de diabetes e hipertensão é muito simples: basta apresentar, onde tem a plaquinha “Aqui Tem Farmácia Popular” – na sua farmácia mais próxima –, a receita médica, o CPF e um documento com foto. É rápido e de graça.

Luciano Seixas: E faz muita diferença na qualidade de vida do doente, não é, Presidenta?

Presidenta: Ah, faz sim, Luciano. Os médicos chamam a pressão alta e a diabetes de doenças silenciosas porque muitas vezes a pessoa não sente que está doente e, por isso, não se cuida. O problema é que essas doenças, se não forem tratadas, levam a complicações muito graves, que podem até matar. Daí a importância da prevenção, como uma vida saudável, uma alimentação saudável e exercícios físicos, desde que o médico controle e receite. E, além disso, o tratamento com os medicamentos corretos.

Luciano Seixas: Uma outra questão, Presidenta. Recentemente, aqui no “Café”, a senhora disse que ficou mais fácil conseguir financiamento estudantil para alunos do ensino superior.

Presidenta: Olha, Luciano, é muito bom você ter perguntado isso. Agora, só não estuda quem não quer estudar, e isso porque as regras do Fies, que é o financiamento para os estudantes, estão aí para garantir que quem quiser pode pagar, com facilidade, o seu curso universitário.

Luciano Seixas: Pois é, eu queria saber da senhora: as mudanças já chegaram ao dia a dia dos alunos?

Presidenta: Já, é claro! Milhares de alunos já se beneficiaram das novas regras. Quer ver? As inscrições começaram no dia 31 de janeiro, e nesses três meses mais de 34 mil alunos já contrataram o financiamento estudantil; outros 29 mil contratos estão em análise. Mas ainda eu considero pouco, Luciano. Com esse programa, o Fies, nós queremos que milhões de jovens, que não têm renda suficiente para pagar a faculdade ou tenham dificuldade, a partir de agora tenham os estudos garantidos.

Luciano Seixas: E os juros do Fies, baixaram?

Presidenta: Baixaram, sim, Luciano. E, na verdade, hoje, são juros negativos. Mas não é só isso, não. Nós também esticamos o prazo para o início do pagamento. Agora, o aluno só começa a pagar o financiamento um ano e meio após a formatura. Por exemplo: se ele estiver fazendo um curso para advogado, que são cinco anos, ele ou ela, não é, só começariam a pagar seis anos e meio depois de ter começado o seu curso. Além disso, vai pagar em três vezes o tempo do curso, mais 12 meses. No exemplo, pagaria o empréstimo em 16 anos, em prestações fixas, porque o curso era de cinco anos – 5 x 3 = 15; mais um ano = 16. Os alunos que estudam para ser professores, os alunos com renda familiar bruta per capita de até um salário mínimo e meio, e os alunos que recebem bolsa parcial do ProUni agora não precisam mais apresentar fiador. E, Luciano, uma outra coisa, acabou aquele negócio de período limitado para pedir o financiamento. As inscrições do Fies podem ser feitas a qualquer momento, de acordo com a necessidade do aluno. É bom lembrar que desde o governo Lula nós estamos fazendo um enorme esforço para que mais jovens cheguem à universidade. Estudar é fundamental para cada pessoa e para o nosso Brasil. Um país é o resultado da educação que oferece às suas crianças e aos seus jovens. É nisso que eu e meu governo estamos trabalhando todos os dias: na educação, na saúde e na qualidade de vida melhor para cada um dos brasileiros e das brasileiras.

Luciano Seixas: Obrigado, Presidenta. Chegamos ao fim do nosso programa. Até a semana que vem.

Presidenta: Até lá, Luciano, e uma boa semana para todos os ouvintes. Tchau!

Luciano Seixas: Tchau! Tchau! Você pode acessar este programa na internet, o endereço é www.cafe.ebc.com.br. Voltamos na segunda-feira.

 

 

Notícias relacionadas