Programe-se para domingo: Corrida e Caminhada ecológicas agitam Avaré

Com patrocínio da Duke Energy e parceria da prefeitura, evento reúne atividades esportivas, culturais e de educação ambiental. Uma manhã de atividades ao ar livre, voltadas à qualidade de vida da comunidade. É o que promete a “Corrida e Caminhada Ecológicas 5 K – pela Preservação da Água” – evento que acontece em Avaré na manhã deste domingo (27), com programação esportiva e cultural na Praça da Concha Acústica.

 
“Esperamos atrair à praça pessoas de todas as idades, que poderão participar da caminhada, da corrida – esta, só para maiores de 18 anos – e, ainda, de oficinas de reciclagem, campanhas de preservação da água e outras ações educativas”, afirma André Guimarães, da área de Relações Institucionais da Duke Energy, patrocinadora do evento.

 
Com início às 9h, tanto a corrida quanto a caminhada terão um percurso de cinco quilômetros pelas ruas de Avaré, com largada e chegada na Praça da Concha Acústica. Os 1.200 primeiros inscritos receberão kit do atleta com camiseta e boné, entregues antes da prova, e isotônico, fruta e barrinha de cereais, entregues ao final para hidratar e repor as energias.

 
O prefeito Barcheti, o secretário de Esportes, Alexandre Faustino, e o secretário de Turismo, Ricardo Aurani, estão entre as autoridades que já confirmaram presença na caminhada. “Mas quem não fez a inscrição para a caminhada, ainda poderá fazê-la no sábado à tarde, na Praça da Concha Acústica – lembrando que a participação é gratuita e a inscrição visa dar direito aos kits com camisetas e bonés. É um evento para toda a família. Porém, da corrida poderão participar somente os que se inscreveram até o dia 23”, lembra Guimarães.

 
No domingo, meia hora antes da largada, os participantes farão alongamento e aquecimento – uma atividade preparatória, orientada pelos organizadores. Aqueles que preferirem passar a manhã na praça poderão visitar a tenda de educação ambiental, participar de oficinas e assistir apresentações de lutas marciais, de malabarismo e da peça “Compartilhágua”, pela Cia. Trem Bão de Teatro. A Banda Impacto faz show das 11h30 às 13h, encerrando a programação.

 
A secretária do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Avaré), Silmara Rodrigues, diz que o evento traz benefícios para toda a comunidade, já que motiva a prática esportiva e o cuidado com o Meio Ambiente. “Quanto mais gente participar, melhor”, avalia. O Comdema participa com um estande para orientar a população sobre a destinação correta para óleo de cozinha usado, de modo que não contamine a água, e ainda visando ao combate à dengue.

 
“O apoio e desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridos faz parte dos princípios operacionais da Duke Energy. Neste caso, temos o intuito de aliar o incentivo da prática de esportes ao engajamento da população em torno da promoção de um estilo de vida saudável e da preservação ao meio ambiente”, ressalta Ana Amélia de Conti, gerente-geral de Relações Institucionais da Duke Energy.

 
“Compartilhágua” discute preservação da água

Dentro da programação da “Corrida e Caminhada Ecológicas 5 K – pela Preservação da Água”, a Cia. Trem Bão de Teatro e Música apresenta na Praça da Concha Acústica a peça “Compartilhágua”, com início às 10h45. A peça conta a história de um reino no qual o meio ambiente ia bem, até que as águas do rio e também as subterrâneas (compartilhadas com outros reinos) começam a chegar poluídas, comprometendo não somente o abastecimento da população local, mas a natureza em geral.

 
A pedido do governante, o Sr. Água – investigador e defensor do meio ambiente – viaja pesquisando a origem do mal e conclui que todos terão de participar buscando e adotando soluções para a preservação da água.

 
Como já é tradição nas montagens da Cia. Trem Bão, as músicas compostas pelo grupo para o espetáculo tornam a encenação mais divertida e atraente. O espetáculo é gratuito e direcionado ao público de todas as idades.

  

PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA

8h30 – atividade orientada de alongamento e aquecimento para os participantes da corrida e caminhada


9h – largada da corrida e caminhada


10h15 às 10h30 – divulgação de resultados e pódio


Manhã

Avaliações – A FREA (Fundação Regional Educacional de Avaré) disponibilizará ao público aferição de pressão arterial e do IMC (Índice de Massa Corporal)

 
PROGRAMAÇÃO CULTURAL E DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 
Toda a manhã – tenda da Duke Energy apresentando projetos ambientais na Bacia do Paranapanema

 
leitura – acervo da biblioteca itinerante Duke Energy, focada em Meio Ambiente, estará disponível ao público


Toda a manhã

estande do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Avaré): campanhas para destinação correta para óleo de cozinha usado e de combate à dengue


9h15 – apresentação do grupo Artes Marciais/academia Yama Arashi


10h45 às 11h30 – “Compartilhágua” (espetáculo da Cia. Trem Bão de Teatro e Música)


11h30 às 13h – show da Banda Impacto, com repertório de MPB


Oficinas

9h15 às 11h30 – Malabarismo com o palhaço Rogerito, para crianças


9h15 às 11h30 – Artesanato com papel jornal e exposição das peças (Secretaria de Meio Ambiente)

Notícias relacionadas