Projeto do IB/Unesp/Botucatu busca formar jovens para serem guias da natureza

Grupo de 40 estudantes de São Manuel recebem conteúdos de educação ambiental proporcionados pela Unesp Botucatu – Formar jovens para que sejam multiplicadores da defesa ao meio ambiente. Este é o desafio do Clube da Mata, idealizado pelo Departamento de Educação do Instituto de Biociências (IB), da Unesp, câmpus Botucatu, que nesta primeira semana de julho promove o curso de férias “Formação de Guias da Natureza”. As atividades ocorrem na Fazenda Experimental São Manuel.

O projeto conta ainda com a parceria do Departamento de Ciências Florestais da FCA, através da Profa Renata Cristina Batista Fonseca. Além da Diretoria de Educação da Prefeitura de São Manuel, por meio do Prof. José Roberto Saglietti (ex-diretor do IB/Unesp no período de 2001-2005), que fornece o transporte e alimentação a 40 alunos do Ensino Médio de quatro escolas públicas de São Manuel.

O curso contempla atividades de campo, aulas expositivas, discussões e dinâmicas orientadas por docentes do IB e FCA. Inclui ainda atividades culturais como música e até mesmo desenho. Esta última, com a participação da bióloga e desenhista da natureza Ana Paula Taióqui. No primeiro dia, por exemplo, os jovens tiveram aulas teóricas e práticas sobre cultivo orgânico, sistemas agroflorestais e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

“Este é um projeto que começamos este ano e com muito potencial porque ele atua na raiz de um problema muito atual: a total alienação do ser humano quanto à preservação do nosso meio ambiente. E para que isso dê resultados, que impactam diretamente na qualidade de vida desta, e das futuras gerações, é preciso uma compreensão mais profunda. Que vão além dos nossos interesses individuais”, enfatiza a Profa. Maria de Lourdes Spazziani, do Departamento de Educação do IB.

“Para o segundo semestre temos como meta elaborar também um curso de formação voltado a produtores rurais da região, com foco em produção orgânica, bem como atender as escolas e comunidades na trilha da Fazenda São Manuel”, complementa. (Via 4 Toques – Comunicação e Imprensa).

Notícias relacionadas