Provável 1º deputado da cidade, em companhia do ex-ministro da Indústria e Comércio Marcos Pereira, Helio Godoy lança campanha em Itaporanga, sua terra natal

O filho de Itaporanga, Helio Godoy, trabalha para ser o primeiro deputado estadual da cidade. Por isso, escolheu Itaporanga para lançar a sua candidatura a deputado estadual e levou o ex-ministro Marcos Pereira, presidente nacional do PRB e candidato a deputado federal, nesta jornada, sendo que os dois foram recebidos com todo o carinho pelos itaporanguenses.

No recinto do Cacheta Leilões, local conhecido na cidade onde acontece leilões de gado, foi realizado o lançamento das candidaturas de Helio Godoy e Marcos Pereira, que foram recebidos por autoridades, como o prefeito de Itaporanga, Vilson Aparecido Rodrigues, o Cachetão; a presidente da AMAI (Associação Mão Amiga Itaporanguese), Maria Helena Cardoso Granero; a presidente da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itaporanga, Joana Geralda de Castilho; a presidente da Aipa (Associação Itaporanguense de Proteção aos Animais), Meire Aparecida Camargo Pereira; Fábio Benini, vereador; Tarcila Benini (madrinha de batismo de Hélio Godoy), representante dos Franciscanos; Silvana, PRB Regional; representantes das cidades de Riversul, Taquarituba e Itararé; e tantos outros convidados que fizeram questão de prestigiar o evento, pois apoiam as candidaturas.

Helio Godoy, como conhecedor profundo das demandas da região de Itaporanga, porque foi agricultor e sabe da importância do homem do campo ter infraestrutura para produzir e escoar os alimentos, apresentou as suas propostas aos patrícios e contou com o engajamento dos presentes, que acreditam nas propostas do candidato de Itaporanga e em seus compromissos, por ser do interior, onde o fio de bigode vale mais que um contrato.

GABINETE TEM ITAPORANGA – Helio Godoy não vai fazer como a quase totalidade dos candidatos, que após serem eleitos, abandonam a sua base. Por isso, hoje (3), assumiu o compromisso de após eleito ter um escritório na cidade de Itaporanga, para atender prefeitos e vereadores da região e também a população, principalmente desburocratizando a questão da regularização fundiária projeto que fez em Sorocaba e a questão da moradia popular.

Helio Godoy vai fazer no escritório de Itaporanga, o atendimento a prefeitos e vereadores, com sua equipe técnica que desenvolverá projetos visando obter recursos estaduais e federais para os municípios, pois existe verba nesses âmbitos, mas a burocracia emperra a liberação por falta de projetos executivos.

GABINETE EM BRASÍLIA – Ao mesmo tempo que Helio Godoy anunciou que como deputado estadual terá um gabinete em Itaporanga, o candidato a deputado federal, Marcos Pereira, anunciou que montará um gabinete em Brasília com assessoria técnica com especialistas para viabilizar projetos dos municípios.

A criação desse gabinete mostra o compromisso que Marcos Pereira tem com o interior do estado, porque não existe esse tipo de atendimento, sendo isso uma inovação que será de extrema utilidade para os prefeitos, que se veem abandonados quando estão na capital do país. O gabinete em Brasília será um facilitador do desenvolvimento, pois fará projetos e articulações com os ministérios e estará linkado com o gabinete de Helio Godoy em Itaporanga, um trabalho em conjunto de extrema importância.

Em sua visita a Itaporanga, Marcos Pereira também anunciou que a bancada do PRB na Câmara dos Deputados, que hoje é de 21 parlamentares, mas deve aumentar, já prepara emendas para as entidades de Itaporanga e região, além de outras que serão encaminhadas para a estrutura das cidades. Isso não é promessa. É compromisso.

CIDADE TURÍSTICA – Helio Godoy, que é formado em Economia e Direito foi vereador por três mandatos em Sorocaba, presidindo a comissão mais importante da Câmara, que é a de Orçamento; autor de leis desburocratizando e facilitando a regularização fundiária, o que permitiu que mais 10 mil famílias tenham a escritura de suas casas; fez mais de 7 mil moradias; vai utilizar todo o seu conhecimento em gestão e urbanismo para oferecer infraestrutura para Itaporanga e região.

Itaporanga, que é hoje uma cidade com vocação turística e que faz parte do projeto Agridoce com um grande potencial a ser explorado, terá toda a estrutura para isso com o trabalho que será desenvolvido pelo deputado Helio Godoy, o que trará empregos para os munícipes, juntamente com Marcos Pereira em Brasília como deputado federal.

VISITA AO COMÉRCIO – Helio Godoy apresentou ao ex-ministro Marcos Pereira, candidato a deputado federal, o comércio que deverá aumentar quando a cidade receber mais turistas gerando emprego e renda para as famílias.

O amigo de infância de Helio Godoy, Toninho Cirezola, hoje proprietário junto com a irmã Regina de uma loja no centro de Itaporanga, recebeu a visita dos candidatos. Marcos Pereira, prestigiando o comércio local, comprou uma blusa de frio na loja Cirgon.

Apoiadores da campanha acompanharam Helio Godoy e Marcos Pereira pelo centro de Itaporanga com bandeiras e distribuindo santinhos da campanha, lançada oficialmente na terra natal do candidato a deputado estadual que recebeu apoio de todos por ser filho de Itaporanga.

Depois, de na semana passada ser abençoado pelo padre Bento, Helio Godoy levou Marcos Pereira hoje (3) para conhecer a Abadia de Itaporanga e mostrou a pia batismal, onde o candidato a deputado estadual foi batizado pela sua Madrinha Tarcila, que esteve presente.

Hélio Godoy, junto com a sua madrinha Tarcilha Benini mostra a Marcos Pereira a pia batismal onde dona Tarcilha o batizou

Concluindo, hoje Helio Godoy e Marcos Pereira estão integrados à comunidade de Itaporanga e região e assumiram o compromisso de alavancar a economia local; ajudar as entidades assistenciais; proteger o meio ambiente com ênfase no turismo ecológico; acelerar o desenvolvimento econômico; enfim, ser o deputado presente em Itaporanga e região.

Hélio, ao lado do ex-prefeito Lédis, e de Edson filho de Hassime, mostra a revista com a foto que Hassime fez.

No trabalho que fez percorrendo as ruas e os comércios da cidade, ao passar pelo Calçadão, viveu uma forte emoção ao se reencontrar com o fotógrafo Luiz Hassime Ivano, que no dia 04 de janeiro de 1983 tirou uma foto sua aos 18 anos para a Carteira de Identidade. Godoy mostrou a Ivano essa foto na sua revista de campanha e contou a história do ocorrido uma semana depois, quando ele sofreu um acidente -o trator que trabalhava pegou fogo e ele teve 50% do corpo queimado, inclusive o rosto que ficou totalmente desfigurado. Ambos ficaram muito emocionados.

Com o grande líder religioso Pedro, responsável na época por organizar o grupo de jovens para orações orações pela recuperação de Hélio

Junto com Hassime estava o ex-prefeito Ledislei Valzara Chueri e o grande pedro Pedro, líder religioso, que recordou do fato e das orações que o grupo de jovens faziam pela recuperação de Hélio Godoy.

Queimado: 40 dias em UTI, 4 anos de tratamento e 15 cirurgias

No dia 11 de janeiro de 1983, quando trabalhava com um trator na preparação do solo para plantio em uma área arrendada por seu pai na Barra Grande, perto da Fazenda Maeda, Helio sofreu um acidente grave – fogo no trator – e ele teve mais de 50% do corpo queimado. O ex-vereador e presidente da Câmara de Itaporanga, Antonio Jonas de Lima trabalhava perto do local mas do outro lado do rio e assistiu tudo sem poder fazer nada.

Inicialmente Helio foi socorrido por Paulo que era motorista do ônibus que fazia a linha rural de Itaporanga até o Santo Antonio. Paulo parou o ônibus e como não podia trazê-lo à cidade saiu a procura de uma camioneta e conseguiu parar uma, que o trouxe em estado gravíssimo até o Hospital de Itaporanga, onde o Dr. Nelson Lamos Oliveira e seu enfermeiro Góes fizeram os primeiros atendimentos. Logo em seguida foi encaminhado às pressas para hospital especializado em São Paulo.

Fica 40 dias em UTI, sai deficiente, sem condições de movimentar pescoço, braços e pernas. Na capital mesmo encontra um médico de alma bondosa que topa ajuda-lo. Foram 4 anos de tratamento e 15 cirurgias reparadoras.

Enquanto fazia o tratamento, sempre lutando e demonstrando interesse pelo trabalho e continuação dos estudos – tinha só a 4ª série do antigo grupo – acaba encontrando uma outra alma boa, um empresário paulistano para o qual passa a trabalhar. Esse o matricula junto com os filhos no colégio mais nobre da capital paulista, o Colégio Santa Cruz, de orientação católica, no Bairro Morumbi.

Conclui o colegial e depois, em 1989 muda-se para Sorocaba onde monta uma mercearia no Cerrado e faz faculdade de administração, com especialização em Administração Pública e Direito Urbanístico pela FADI. No ano de 2014, concluiu mais uma graduação: forma-se em Direito pela UNISO.

Notícias relacionadas