Quem é Maria Luísa Simões Credidio

 Maria Luísa Simões Credidio*  é nascida em Piraju, filha de Elinah Apparecida Fonseca Duarte Simões e João Vianna Simões. É casada com Paulo Credidio e tem um filho, engenheiro, formado pela Politécnica da USP/Politécnico di Torino.

 
Estudou até o 1º colegial no Instituto Estadual de Educação Coronel Nhonhô Braga(Piraju), à par do que, fazia a Escola de Comércio Ruy Barbosa.
 
Dado aos afazeres do pai, mudou-se para São Bernardo do Campo em 1970, quando concluiu o colegial no Colégio Estadual João Ramalho e o curso de contabilidade no Colégio Leonor Mendes de Barros.
 
Em 1971 ingressa na Universidade Metodista do Estado de São Paulo, onde cursa jornalismo. Por ter sido a 1ª classificada no vestibular recebe, por prêmio, um outro curso à escolher. Escolhe Teologia. Dois anos mais tarde, com a maioria das matérias de jornalismo já cursadas, resolve também cursar matérias de Publicidade e Propaganda e formar-se nos dois cursos. Termina os três cursos em 1974, quando inscreve-se para doutorado em Escatologia e pós graduação em Marketing.
 
Nessa época já era editora chefe do jornal da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo. No início dos anos 80, com a explosão metalúrgica na cidade, chefia a sucursal do ABC de O Estado de São Paulo. Trabalha também no jornal O Diário do Grande ABC, edita a Revista da Cooperativa do ABC e o jornal da Associação de Funcionários do Banespa. 
 
Ganha três prêmios Esso de jornalismo: um Nacional e dois regionais. Ganha também um Prêmio Telesp, um Prêmio Remington e um Prêmio Revista Status de Contos.
 
Em 1981 entra na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, onde é aluna do Ministro do Supremo Sidney Barbosa e do eminente criminalista Calixto Antonio. Após terminar a faculdade, em 1985, resolve fazer doutorado em Direito Penal na Faculdade do Largo São Francisco, sob a tutela de Miguel Reale Júnior.
 
Torna-se juíza federal criminal em 1995 e assume o cargo em 1996. Aposenta-se em 2008 e passa a dar consultorias, colaborar como articulista de vários jornais e escrever contos e poesias.
Compartilhar

Notícias relacionadas