Quinzenalmente, Unidade de Saúde em Itaí atende trabalhador à noite

A Unidade de Saúde da Família da Vila Capitão Cesário, em Itaí, continua neste ano com o Dia do Atendimento ao Trabalhador. Com o projeto, pessoas que, por trabalharem durante o dia não procuravam assistência à saúde durante o dia. Agora, com o atendimento especial quinzenalmente às quartas-feiras, essas pessoas são atendidas à noite. O atendimento deste público começa às 17h, depois do horário normal de funcionamento e é feito quinzenalmente, sempre às quartas-feiras.

A enfermeira responsável pela unidade, Imara Cristina Barros, informa que o médico, José Leonel Gonçalves Pinto, realiza em média 16 consultas nestes dias. Além disso, atuam os auxiliares e técnicos de enfermagem, são feitos curativos, consultas pela nutricionista Rosângela Vaz de Almeida e visitas nas residências pela equipe de agentes comunitários de saúde.


As trabalhadoras podem ainda aproveitar o horário diferenciado para fazer o exame de Papanicolau, que detecta o câncer do colo do útero e outras doenças ginecológicas.
Tal acolhimento já surte efeito entre os usuários. A operária Rosimeire Pacífico da Silva, que aguardava sua consulta, contou que já tinha sido atendida outras vezes à noite na unidade, o que facilitou sua vida, evitando falta no serviço. O auxiliar de serviços gerais, Luis André Miguel também destacou a importância do horário alternativo. “O posto está de parabéns por ter este atendimento que favorece aqueles que não podem faltar ao trabalho ou não querem apresentar atestado médico quando precisam se ausentar para uma consulta.

A trabalhadora rural Valdelice Rodrigues de Freitas, relata que a noite tem menos movimento, sendo mais sossegado o atendimento, o que é bom depois de um dia de trabalho. Ela acredita que a ação da equipe da Capitão Cesário é um exemplo de que a saúde está melhorando em Itaí.

Para ser atendido no Dia de Atendimento ao Trabalhador é preciso agendar o horário na própria Unidade de Saúde da Capitão Cesário ou através de um agente comunitário da vila. A enfermeira Imara destaca que o atendimento focado no trabalhador tem o apoio da Secretaria da Saúde e do prefeito Luiz Antonio Paschoal, que não têm medido esforços para elevar a qualidade do atendimento à saúde de toda a população itaiense. (Com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itaí)

 

Notícias relacionadas