Radioterapia do HCFMB lança sino que simboliza o término do tratamento

Pacientes comemoraram o Dia das Mães e conheceram o novo layout da sala de espera – A última quarta-feira, 8, foi especial para pacientes, acompanhantes e colaboradores do setor de Radioterapia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu: além de uma confraternização em comemoração ao Dia das Mães, também houve a inauguração do novo layout da sala de espera do setor e de um sino que será tocado por todos os pacientes que finalizarem o ciclo de tratamento.

http://www.niveapresentes.com.br

Segundo Loren Giagio Cavalcante, enfermeira responsável pelo setor, o projeto de humanização foi idealizado pela residente em Física Médica Maricy Ramos Martins e contou com o auxílio de todos. “Gostaríamos de inaugurar as fortes badaladas do sino fixado em uma parede carinhosamente desenhada em uma data especial como o Dia das Mães. Toda a equipe colaborou para a concretização deste projeto que reflete, em seu simbolismo, a importância de transmitir aos pacientes uma mensagem positiva e marcante daquele momento vivido”, afirmou Loren.

Depois do descerramento da placa comemorativa, os ex-pacientes Fernando Amando de Barros e Francisco Ribeiro Tobias, acompanhados de seus familiares, foram os primeiros a tocar o sino da alegria e esperança pela área. Emocionados, eles expressaram a importância de celebrar a vitória contra o câncer e contagiaram os pacientes presentes.

A artista plástica Cissa Raphael contribuiu para a renovação da sala de espera com a pintura de várias borboletas que, com sua metamorfose, representam a transformação passada pelos pacientes durante todo o tratamento. Já os tons de azul colaboram para acalmar o ambiente, deixando-o mais tranquilo e acolhedor. “Há muito tempo eu queria trazer um pouco de arte para cá e este sonho se realizou. Não tenho palavras para descrever a alegria de poder colaborar de alguma forma. Minha mãe fez um tratamento aqui há pouco tempo e está curada, sendo uma inspiração para mim também”, declarou.

Além da artista, a equipe da Radioterapia agradece o apoio dos seguintes parceiros: ASU; Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing; ao casal José Nelson Spontone e Maria Helena Barboza pelo apoio com comes e bebes; à Madalena Porteiro e Vera Lúcia Correa, pelas doações das cestas e presentes às mães da Radioterapia. (Vivian Abilio – Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing do HCFMB)

Notícias relacionadas