Recorde em transplante de rim: HC Botucatu realiza 4 simultâneos

O Hospital das Clínicas/Unesp, realizou no último sábado, 8 de agosto, pela primeira vez na história do serviço, 4 transplantes renais simultaneamente. Todos de doadores mortos. Foram mobilizados seis urologistas.Ainda nesta semana, será realizado mais um transplante atingindo 48 no primeiro semestre – mesma quantidade obtida durante todo o ano de 2008. Com essa marca, o hospital passa de sétimo para 5º colocado no Estado de São Paulo – entre 30 centros transplantadores –  perdendo apenas para Escola Paulista, USP-SP, Unicamp e Albert Einstein. O HC pode fechar o ano em 4º lugar no Estado, com 60 transplantes.

Em comparação entre o primeiro semestre de 2008 com o mesmo período deste ano, houve um aumento de 135% nos transplantes renais realizados pela unidade.

A porcentagem de pessoas que saem da lista de espera, devido à eficácia dos transplantes, chega a 17%. Temos uma lista pequena se considerarmos os outros centros, mas transplantamos bastante, haja vista que quatro pessoas por semana são inscritas na fila. Em outros hospitais, o percentual de pessoas que deixam de esperar pelo órgão não chega a dois digitos.

Até hoje foram realizados 436 transplantes renais no HC. Em 2010, deve ser atingida a marca de 500 procedimentos. (Com ACI/FMB/UNESP)

 

 

Notícias relacionadas