Rede Unesp de Inovação e Empreendedorismo começa a ganhar corpo

Foto: Igor Medeiros – Iniciativa busca fortalecer Ambientes de Inovação dentro da Universidade que transformam pesquisas em oportunidades para empreender.

O Instituto de Biociências da Unesp Botucatu recebeu nesta primeira semana de abril mais um encontro para a formação da Rede Unesp de Inovação e Empreendedorismo. Desta vez, representantes de 14 Ambientes de Inovação de diferentes campus da Unesp estiveram presentes na reunião, que serviu para maturar a criação do grupo e, consequentemente, fortalecer a cultura de inovação e empreendedorismo na Universidade.

“Estamos há pouco mais de 1 ano e meio construindo essas relações através de um convênio com o Santander Universidades. Fizemos um diagnóstico na Universidade e identificamos diferentes Ambientes de Inovação como incubadoras, pré-incubadoras, escritórios e espaços maker com esse enfoque”, diz o Prof. Dr. Guilherme Wolff Bueno, assessor da Agência Unesp de Inovação (AUIN).

Atualmente, a Unesp está entre as cinco universidades do Brasil em números de patentes. São mais de 600 comunicações de invenções; mais de 250 portfólios de patentes; mais de 200 softwares, desenhos industriais e marcas; além de mais de 100 startups e “empresas filhas” desenvolvidas a partir de atividades geradas nos campus. Ainda assim, há potencial para ampliar ainda mais esses números e fortalecer outros indicadores.

Com a articulação da Rede de Inovação e Empreendedorismo estima-se: captar mais recursos externos para o apoio de novos projetos; estimular a geração de startups, spin-offs e empresas filhas da Unesp; aumentar a empregabilidade de alunos e egressos; entre outros resultados com o propósito final de transformar a pesquisa em produto, com valor agregado reconhecido pela sociedade.

“Muito se fala do matchmaking, da conexão da Universidade com empresas externas. Mas muitas vezes não se sabe o que seu colega dentro da própria Universidade desenvolve. Por que então não juntar essas potencialidades de inovação, pesquisa e propriedade intelectual? Neste sentido, a Rede atuará como um facilitador”, comenta a Profa. Dra. Luciana Fleury, do Escritório de Inovação e Tecnologia do Instituto de Biociências (IBIT).

Saiba mais

A iniciativa da Rede deve ser formalizada com um Pacto pela Inovação que deverá ser realizado no segundo semestre. Ambientes de Inovação da Universidade interessados em integrar a Rede podem entrar em contato com a AUIN pelo e-mail: [email protected].

Pelo site da AUIN [auin.unesp.br] é possível encontrar informações pertinentes voltadas a inventores, empresas e empreendedores como comunicação de patentes, transferência de tecnologia, editais, programas de fomento em aberto, eventos corporativos e de qualificação, entre outras.

Ainda no site, pelo link https://auin.unesp.br/empreendedorismo, encontra-se um panorama sobre o Ecossistema de Inovação da Unesp, além de outras iniciativas como as disciplinas de empreendedorismo oferecidas nos campi, os projetos, entre outras. (4 Toques Comunicação e Imprensa)

, encontra-se um panorama sobre o Ecossistema de Inovação da Unesp, além de outras iniciativas como as disciplinas de empreendedorismo oferecidas nos campi, os projetos, entre outras. (4 Toques Comunicação e Imprensa)

Notícias relacionadas