Represas Jurumirim e Chavantes recebem 160 mil peixes

Concessionária das usinas promoverá solturas de lambaris e curimbatás, nos dias 14 e 15 – Ao longo desta semana, a Duke Energy está soltando 520 mil peixes juvenis das espécies lambari e curimbatá em cinco reservatórios de hidrelétricas sob a sua concessão no Rio Paranapanema. As represas de Jurumirim e Chavantes receberão lotes de 80 mil peixes, cada, das duas espécies que são nativas do Paranapanema e importantes para a cultura da pesca local. As solturas serão nos dias 14 e 15, respectivamente, no Balneário de Paranapanema (SP) e camping municipal de Ipaussu (SP).

“Os locais de soltura são selecionados por oferecerem boas condições de alimentação e abrigo para os peixes que, a partir desses pontos, vão se dispersando pelos reservatórios”, explica o biólogo Norberto Vianna, coordenador do Programa de Manejo Pesqueiro da concessionária.

4De acordo com Vianna, os reservatórios de Canoas II, no dia 12, e Salto Grande, no dia 13, receberam lotes de 140 mil peixes cada. A programação se encerra nesta sexta, dia 16, no reservatório da hidrelétrica Taquaruçu, que receberá 80 mil lambaris e curimbatás. “Concluídas essas ações, a Duke Energy atingirá sua meta anual de 1,5 milhão de peixes soltos na Bacia do Paranapanema”, destaca Vianna.

Desde que o repovoamento foi iniciado pela companhia, em 1999, mais de 25 milhões de novos peixes foram colocados no Paranapanema, contribuindo para a reposição do estoque pesqueiro e manutenção da biodiversidade na região. Além das espécies citadas, o programa trabalha também: pacu-guaçu, piracanjuba, piapara, piava-três-pintas e dourado.

2Os peixes são reproduzidos na Estação de Hidrobiologia e Aquicultura de Salto Grande. Para desenvolver o programa pesqueiro, a Duke Energy conta com parceiros como Unesp (Universidade Estadual Paulista), UEL (Universidade Estadual de Londrina) e USP (Universidade de São Paulo).

Educação ambiental

Moradores podem acompanhar as solturas nos reservatórios. Para o público presente, um profissional analista de Meio Ambiente da Duke Energy explica o processo de reprodução dos peixes em cativeiro e a importância do repovoamento para o Paranapanema. Depois, os participantes assistem a colocação dos peixes no Paranapanema. Vianna ressalta que, juntamente com o repovoamento do rio, o programa tem esse intuito de promover educação ambiental. “Por isso a participação da comunidade é muito importante”, comenta.

Sobre a empresa

A Duke Energy possui a concessão de oito usinas hidrelétricas no Rio Paranapanema e duas Pequenas Centrais Hidrelétricas no Rio Sapucaí-Mirim. Juntas, essas operações são responsáveis por cerca de 2,3 Gigawatts de capacidade total instalada e geram uma média de 12 milhões de MW/h por ano – energia suficiente para abastecer quase 7 milhões de famílias ou 27 milhões de habitantes. Em meados de outubro, a companhia firmou acordo para vender os seus negócios de energia no Brasil para a China Three Gorges.

Notícias relacionadas