Ribeirão Branco comemora 119 anos

A Câmara Municipal de Itapeva aprovou requerimento do vereador Sidnei José dos Santos Gonçalves – Ney com voto de congratulações ao município de Ribeirão Branco (18.023 habitantes) pela comemoração dos 119 anos de emancipação político-administrativa.

Com grande festa – rodeio e shows – no Clube Japonês, o município, cujo o prefeito é Sandro Rogério Sala(PT), comemora seu aniversário.
 
O Município de Ribeirão Branco tem uma característica forte, fundamentalmente da agricultura familiar, e está localizado na zona montanhosa da Serra do Paranapiacaba com topografia acidentada,  belas paisagens e atrativos naturais, que oferecem alternativas  para investimentos no turismo ecológico.

O núcleo inicial de Ribeirão Branco cresceu em torno da antiga capela do Senhor do Bom Jesus do Ribeirão Preto, em terreno doado por Francisco Caetano da Silva e sua mulher, Maria Custódia de Jesus. Várias famílias se instalaram no povoado, contribuindo para o seu desenvolvimento e, conseqüentemente, para a criação da freguesia, em 29 de março de 1883, do município de Itapeva.

Em 06 de setembro de 1892, foi elevada a vila e recebeu o nome Ribeirão Branco, córrego que banhava a região. Mais tarde, em 21 de maio de 1934, a vila foi reconduzida à categoria de distrito e reincorporada a Itapeva. Obteve autonomia política em 30 de novembro de 1944 e sua economia estava voltada, inicialmente, para o cultivo do milho e do feijão e, mais tarde, para a cultura do tomate.

Notícias relacionadas