Riversul faz reunião com famílias do Programa Criança Feliz

Prefeito trabalha para ampliar de 100 para 150 famílias – Na noite desta quinta-feira (30) o departamento de Assistência e Desenvolvimento Social realizou uma reunião com a maioria das 100 famílias beneficiadas pelo Programa Criança Feliz, que o município mantém desde 2017 com governo federal.

Lançado em 2017 pelo governo federal, o município de Riversul foi um dos primeiros a aderir a esse programa, sendo o único município da região de Itapeva e também o 2º no Estado de SP.

O objetivo do encontro foi de atualização de informações, reforçar a necessidade de atenção de pais e familiares, visando a finalidade do programa, que é a atenção em todos os sentidos às crianças de 0 a 3 anos para que essas obtenham as condições necessárias para um bom desenvolvimento.

Foi apresentado um vídeo resumindo as participações do poder público, da família e da sociedade em geral e seus comprometimentos com a 1ª Infância. A ciência comprova que aprendizado e experiências positivas com a coisas boas ficarão na mente dessas crianças para o resto da vida, e as prepara para o sucesso na vida. Isso é fundamental nos 6 primeiros anos. No seio da família, é muito importante passar às crianças a cultura da atenção, do respeito, do amor e do carinho.

Apresentado por Solange Coluço, gestora de Assistência Social, o encontro contou com as presenças do prefeito Guilherme Gomes e sua esposa Emília Gomes, que é primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, e com todos os profissionais da equipe do Programa no município.

No seu lançamento em 2017, a primeira-dama Emília destacou:
“Pesquisas científicas, experiências de outros países, já comprovaram que a atenção dedicada logo no início da vida da criança de – 0 a 3 anos – a partir de atos simples como brincar e ler uma história, podemos estimular as principais áreas do cérebro dos nossos filhos. E o Criança Feliz tem o objetivo de levar tudo isso às famílias, através de profissionais capacitados exclusivamente para essa finalidade, os quais irão orientar os familiares com as melhores maneiras de estimular o desenvolvimento das nossas crianças”, explicou na ocasião a primeira-dama

O prefeito Guilherme Gomes, agradeceu a todos e disse que por enquanto são 100 famílias mas que em breve serão 150 famílias, pois ele está reivindicando essa ampliação, porque está vendo os excelentes resultados desse programa e ele quer que mais famílias participem. “Através dele conseguimos muitas coisas para as nossas crianças, como encaminhamentos e até benefícios da Previdência Social. Nossa função é auxiliar no desenvolvimento das crianças”, disse o prefeito.

O Criança Feliz conta com o trabalho de três visitadoras e uma supervisora altamente qualificadas nas residências das 100 famílias beneficiadas. Cada visitadora tem um grupo de 30 famílias para dar o atendimento.

O que é o Criança Feliz

Todo mundo torce para que seu bebê se transforme em um vencedor na vida. Estimular as crianças corretamente desde o começo é a melhor maneira de garantir essa vitória.

O Programa Criança Feliz surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus pequenos ferramentas para promover seu desenvolvimento integral.

Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, as equipes do Criança Feliz farão o acompanhamento e darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

Os visitadores são capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura etc. A troca com as famílias é rica e constante. Assim, novos campeões serão criados e a luta pelo desenvolvimento social será vencida.

Para participar do programa, é preciso manter os dados no Cadastro Único atualizados, principalmente quando há grávidas e crianças de até três anos na família.

Objetivos do programa

• Promover o desenvolvimento infantil integral;
• Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança;
• Cuidar da criança em situação de vulnerabilidade até os seis anos de idade;
• Fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças;
• Estimular o desenvolvimento de atividades lúdicas;
• Facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos de que necessitem;

População beneficiária

• Gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família;
• Crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias;
• Crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no artigo 101 da Lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

Diretrizes

• Articulação, cooperação e integração intersetorial e multidisciplinar nos três níveis de governo;

• Formulação e revisão das estratégias setoriais com participação dos Comitês Intersetoriais da Primeira Infância, dos Conselhos de formulação e de controle social, das organizações da sociedade civil em nível local com as famílias e as comunidades beneficiadas, em processo dialógico, crítico, propositivo e transparente;

• Cooperação e apoio técnico com Estados, Distrito Federal e Municípios;

• Implementação das ações de forma descentralizada com integração das políticas públicas nos territórios, por meio da coordenação e integração dos serviços saúde, educação, assistência social, meio ambiente, cultura, lazer e instâncias de defesa dos direitos;

• Flexibilidade no estabelecimento de cooperação e implementação das ações do Programa, no sentido de apoiar e reconhecer os modelos de implementação nos estados e municípios;

• Promoção de apoio às famílias no lidar com seus filhos, respeitando a autonomia, a cultura e os direitos dessas e das crianças por meio de visitas domiciliares.

Notícias relacionadas