Riversul: garotos do projeto “Quem Ama, Educa!” visitam o Museu do Futebol, em SP

Numa iniciativa da administração municipal de Riversul, liderados pelo coordenador de Esportes e treinador Odair Patriarca e por seu auxiliar Luiz Antonio Bueno “Polaco”, os garotos do projeto esportivo de futebol de base “Quem Ama, Educa!” viajaram a São Paulo no começo desta semana, numa atividade cultural ao Museu do Futebol, localizado no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), Praça Charles Miler, s/n – Pacaembu, São Paulo

O próprio prefeito Guilherme Gomes fez questão de comparecer de madrugada na Rodoviária da cidade para desejar boa viagem e para posar para fotos junto com os participantes, no momento da partida do ônibus para a capital paulista.

  Com esse passeio interessante e inesquecível, os garotos riversulenses tiveram oportunidade de adquirir mais conhecimentos e cultura de um modo geral, além de conhecerem lugares, brincarem em jogos e se alimentarem em ótimos restaurantes.

O objetivo principal do projeto “Quem Ama, Educa!”, além do futebol é formar cidadãos responsáveis. E uma das exigências é que o integrante tenha bom desempenho escolar.

 

 

SOBRE O MUSEU

Museu do Futebol é um espaço voltado para os mais diferentes assuntos envolvendo a prática, a história e curiosidades do futebol brasileiro e mundial.

O espaço cultural foi construído dentro do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, na Praça Charles Miller, no bairro de mesmo nome, na zona oeste da cidade.
A obra foi realizada em um consórcio da Prefeitura de São Paulo com o governo estadual e lançado para o público no dia 29 de setembro de 2008.

Funciona de terça-feira à sexta, das 9h às 16h (com permanência até às 17h) e sábados, domingos e feriados das 10h às 17h (com permanência até às 18h). O único dia em que o Museu não é aberto ao público é às segundas-feiras, e também possui horário diferenciado de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu.
Os ingressos custam R$ 12, com possibilidade de meia-entrada para estudantes, professores da rede pública de ensino e aposentados ou maiores de 60 anos. às terças-feiras, o ingresso é gratuito para todos os visitantes.

A iniciativa para a construção do Museu do Futebol também contou com a ajuda da Secretaria Municipal de Esportes e da São Paulo Turismo – com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Desde sua inauguração, a gestão do museu é realizada pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, que também administra o Museu da Língua Portuguesa. [4] Dentre as muitas histórias contadas nos vários ambientes do museu, em uma delas é possível admirar o gramado do Pacaembu do alto, por exemplo.

O museu tem como principal objetivo entreter os visitantes e aproximá-los da história do futebol. Nele, o público tem a oportunidade de entender como um esporte de origem inglesa, praticado por membros brancos da elite, tornou-se aos poucos, a partir da aderência de traços mestiços e populares – assim como a cultura brasileira – um esporte característico do Brasil.

Tendo como base três pilares essenciais – emoção, diversão e história – o museu conta a história do futebol desde seu início até os dias atuais. Durante o passeio, além de garantir a interatividade com o público e os apaixonados por futebol, a dinâmica também busca explicar aspectos como: a relação do esporte com a arte, a história das Copas do Mundo, o impacto do futebol na vida das pessoas em geral e não só daqueles que se envolvem diretamente com o exercício da profissão.

Os visitantes têm acesso, a partir de experiências sonoras e visuais, a uma sequência de informações didáticas e ilustrativas que relacionam o esporte à vida dos brasileiros no século XX. No total, as exibições de imagens em vídeos têm um duração de, aproximadamente, seis horas. Fonte Wikipédia

Notícias relacionadas