Riversul: Guilherme Gomes quer solucionar dois graves problemas com a Sabesp

 

Um é crime ambiental de emissão de esgotos no rio e outro é a falta de esgoto no bairro Nova Riversul – O prefeito Guilherme Gomes, o seu diretor do Departamento de Engenharia Juliano Oliveira, o procurador do município Luis Urbano Nogueira e os vereadores Osni Correa Machado, Israel Mateus de Almeida e Luiz Carlos de Almeida, se reuniram na manhã desta terça-feira com a equipe da Sabesp, composta pelo superintendente Regional Ivan Sobral, Júlio Fernandes (Gerente de Divisão), Tadeu Mendes (Gerente de Setor), Marcelo Freitas (Encarregado local) e o advogado Edivaldo (Procurador da empresa), para tratar desses assuntos, que já estão no Ministério Público, e nesta quinta-feira (26) haverá audiência com as partes.

O mais urgente é caso do despejo de esgotos em três pontos (PVs) do rio que contorna a Cidade, o Ribeirão Vermelho do Sul, que a 17 quilômetros dali é utilizado também pela própria Sabesp em Itaporanga, para captação e tratamento da água que abastece a população.

Esse problema vem se arrastando há muito e tem ficado somente em conversas, telefonemas e trocas de ofícios entre Prefeitura e Sabesp.
O prefeito Guilherme manifestou desejo de uma solução urgente pela Sabesp, visto que é um problema exclusivamente dela e além de crime ambiental, é também um grave problema de saúde pública na sua cidade, no seu município ao longo do curso do rio para os ribeirinhos, e a Itaporanga que capta sua água para abastecimento da população

A prefeitura tem feito a sua parte para, em parceria, tentar solucionar e até buscou e conseguiu ajuda ao DAEE (Piraju) para ceder homens e máquinas. O DAEE se prontificou imediatamente, mas a Sabesp não concordou em bancar pequenos custos de pernoites e alimentação dos seus homens.

Diante disso, a administração municipal não teve outra saída e o caso foi levado ao conhecimento da Arsesp – Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, que por sua vez compareceu ao local, fez recomendações à Sabesp, lavrou ata e levou ao Ministério Público.

Posições da Sabesp:

Por sua vez, a Sabesp alegou que o problema surgiu depois de uma intervenção no curso do rio, a qual acabou danificando os emissários que conduzem o esgoto até a Estação de Tratamento de Esgotos da cidade.

De fato ocorreu essa intervenção com a mudança do curso do rio. Ninguém soube dizer com precisão em que ano isso foi feito, mas falam em 10, 15, 20 anos ou mais. E isso foi feito pela própria Prefeitura, com a intenção de evitar enchentes que castigavam moradores próximos do rio. Porém, isso não deu certo.

O superintende Ivan disse que a Sabesp prevê uma solução, que implica na mudança dos emissários, mas que para isso, precisa de até o dia 31/03/2017 somente para a elaboração do projeto. Sobre prazo para início e conclusão da obra, segundo ele muito cara, não tem previsão.

Sobre instalação de rede de esgoto no Bairro Nova Riversul, que já tem rede de água, e a Prefeitura entende que é da Sabesp, ele (Ivan) informou que seria dever do empreendedor que criou e vendeu o loteamento. Disse que por lei, a Sabesp está impedida de investir e que uma das saídas para isso seria a Prefeitura fazer essa rede, através de projeto de lei votado na Câmara, autorizando a execução e repassando os custos para os moradores pagarem em parcelas mensais.

Além desses dois principais assuntos, foram tratados também o fato do curto horário de atendimento disponibilizado pela Sabesp para atendimento dos usuários e sobre a demora e qualidade nos reparos das vias públicas quando a empresa necessita abrir valetas.

Sobre o atendimento à população a Sabesp disse que está dentro da lei, e que praticamente tudo pode ser feito através do 195(emergência), pelo 0800 055 0195 (Central de Atendimento) e 0800 016 0195 (Para pessoas com deficiência auditiva e de fala), além do site www.sabesp.com.br e que sobre os reparos nas ruas vai procurar melhorar.

Porém, essa reunião foi basicamente uma prévia das partes para discusão do que estará em pauta na audiência com o Ministério Público nesta quinta-feira (26)

Notícias relacionadas

1 Comentário
mais novo
mais velho mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
lorival
26 de janeiro de 2017 23:15

Boa noite sou de Itaporanga estou feliz em saber que Sr Guilherme prefeito de riversul está fazendo uma belíssima obra a respeito de vários temas primeira a nossa agua que bebemos tem que ser te qualidades porque pagamos caro tenho orgulho de vc parabéns ficarei grato pela boa ação que vcs estão fazendo obrigado mesmo.