Riversul: Projeto de incentivo a leitura surpreende pelo número de visitas a Videoteca

Projeto_leitura_Riversul2O Projeto Viver e Conviver que acontece na E.M.E.F Oswaldo Pires de Magalhães, em Riversul, atende aproximadamente 200 crianças. Juntamente com a professora Maria Ramos e a psicopedagoga Marta Rosica, um dos objetivos do projeto é o estimular a leitura, auxiliar e sanar as possíveis dificuldades do educando, pois formar leitores é uma tarefa

que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por toda a vida escolar do aluno.

O acervo da escola disponibiliza diversos gêneros literários atraindo o público alvo, fazendo um diferencial e incentivando o gosto pela leitura. Desde o inicio do projeto o número de livros emprestados na videoteca pelas crianças chegaram a 1.722 exemplares, num período de cinco meses, visto que o projeto teve inicio em fevereiro de 2012.

"O interessante do projeto e da sala de leitura é a articulação com a família, onde o aluno faz o empréstimo do livro e compartilha com seus familiares fazendo assim, um momento de aprendizado onde o mesmo se torna protagonista de uma ação maior de afetividade, resgatando visão e valores entre pais e filhos, firmando compromisso da familia na escola, dando assim a oportunidade de novos conhecimentos e melhores resultados de aprendizado ao aluno refletindo nos pais e outros membros da família", observou a equipe escolar que coordena o projeto.

Após a leitura dos livros as crianças do 1º e 2º ano contam a história para os colegas, já os alunos do 3º ao 5º ano fazem uma produção de texto e entregam para a professora Maria, com isso estimula-se a leitura e a escrita. 

“Parabéns aos professores e profissionais do projeto pela iniciativa e pelo comprometimento de incentivar cada vez mais a leitura dentro e fora da escola, ensinando assim nossas crianças a serem leitores e transferidores de conhecimentos”, diz Simone Valério, diretora da unidade escolar.

Projeto_leitura_Riversul1

Projeto_leitura_Riversul3

Projeto_leitura_Riversul6_Escola Osvaldo Pires

Projeto_leitura_Riversul5_Escola Osvaldo Pires

Notícias relacionadas