Riversul realiza seminário de avaliação participativa da Atenção à Primeiríssima Infância

Nos dias 25 e 26 de novembro aconteceu no Departamento da Educação, o 1° Seminário da Primeiríssima Infância no Município.

O Programa foi idealizado para qualificar o atendimento e o cuidado à criança de zero a três anos, favorecendo seu desenvolvimento integral e integrado. A palavra integral refere-se à observação do desenvolvimento da criança de modo mais amplo, englobando aspectos físicos, cognitivos e psicossociais. O termo integrado, por sua vez, traz a perspectiva da intersetorialidade, ou seja, de um atendimento que associe os serviços de educação, saúde, desenvolvimento social e outros atores sociais relevantes na atenção à criança.

A metodologia adotada para o programa é a da avaliação participativa, sendo a aplicação de questionários e a análise dos indicadores de responsabilidade do município, a partir do envolvimento de representantes de todos os setores e áreas que trabalham com a criança pequena.

De natureza qualitativa, o estudo percorre, ao todo, 44 indicadores.

O principal objetivo do Seminário é monitorar e avaliar as ações para fortalecer potenciais, corrigir fragilidades e adequar estratégias no trabalho de atenção às gestantes e crianças de zero a três anos.

O Seminário foi ministrado pela pedagoga Isabel, e Marcelo do Programa Primeiríssima Infância.

Durante os dois dias de evento, foi utilizada uma metodologia democrática e participativa entre os Serviços da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.

O evento contou com a participação dos servidores da Saúde, incluindo agentes comunitários de saúde, médico, enfermeiras e assistente social, representando a Educação estiveram a diretora do departamento Marta e supervisora Pedagógica Sônia, diretoras, coordenadoras pedagógicas, Desenvolvimento Social estiveram a gestora Solange, equipe do Programa Criança Feliz, psicóloga e assistente social, contando também com a presença de um dos membros do Conselho Municipal da Saúde, Natália.

O prefeito Guilherme Gomes esteve presente no Seminário e destacou em sua fala a importância da avaliação e a adesão do Programa no Município e reafirmou o interesse de monitorar e avaliar as ações para corrigir falhas e ajustar estratégias no decorrer do percurso. Já que tem visão de desenvolver a criança para desenvolver a sociedade.

Notícias relacionadas