Riversul sediou polo dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo

Com apoio da administração municipal, na manhã desta terça-feira (12) a cidade de Riversul (EE Lázaro Soares) recebeu estudantes de escolas estaduais das cidades de Itaporanga (EE Epitácio Pessoa), Barão de Antonina (EE Sandra Regina Pires) e Coronel Macedo (EE Antonio Tonon), para competições esportivas do JEESP – Jogos Escolares do Estado de São Paulo, da Diretoria de Ensino de Itararé, nas modalidades futsal, vôlei e xadrez.

A abertura do evento foi feita no Ginásio Municipal de Esportes e contou a presença do prefeito Guilherme Gomes. As disputas de futsal e vôlei se deram na própria quadra do Ginásio e as disputas de xadrez se deram na Biblioteca da EE Lázaro Soares.

Os JEESP têm por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os alunos das Unidades Escolares da rede de ensino fundamental e médio em todo Estado, favorecer a descoberta de novos talentos esportivos que possam ser indicados para participar dos programas “Bolsa Talento Esportivo” e “Centro de Excelência Esportiva”, além de fomentar o desporto escolar no Estado de São Paulo.

A Constituição Federal de 1988, ao tratar o esporte como “direito de cada um”, parece estar referindo-se, também, ao esporte de lazer, uma vez que a mesma Constituição colocou o lazer entre os direitos sociais (Título II, Capítulo II, artigo 6º). No que diz respeito à formulação de ações, encontramos no Título VIII, Capítulo III, Seção III, no Artigo 217, no 3º Parágrafo do Item IV: “O Poder Público incentivará o lazer como forma de promoção social. ”

O desafio é estabelecer que os diferencia, além é claro do fato do Educacional ser desenvolvido nos “sistemas de ensino”. Para fins didáticos consideramos Desporto Educacional aquele relacionado à crianças e jovens, voltado à aprendizagem esportiva.

 

Notícias relacionadas