Riversul-SP: estratégia da Saúde na vacinação pontual do grupo de risco em menor tempo fará diferença no combate ao Covid-19

De porta em porta, até agora 954 pessoas foram vacinadas contra a gripe. Isso evita que essas pessoas precisem circular pela cidade até os focos de possível contaminação: as Unidades de Saúde. E o trabalho segue até que todos sejam vacinados.

A Diretoria Municipal de Saúde informa que a campanha de vacinação contra a gripe ou influenza de 2020 mostra bons resultados. Neste ano na campanha foi usada uma estratégia que apresenta um resultado muito satisfatório.

A Estratégia

Em reunião com os profissionais de saúde, o Diretor Municipal de Saúde, o senhor João Augusto de Oliveira decidiu junto aos demais que o melhor caminho a trilhar é fazer a vacinação “porta a porta”, ou seja, as equipes engajadas com a vacinação vão até as residências onde há pessoas que se enquadram no critério que devem ser vacinadas.

O Início

A campanha “porta a porta” começou na segunda-feira dia 30 de março de 2020, o método apresenta resultados satisfatórios, pois segundos os números foram vacinadas 954 (novecentas e cinquenta e quatro) pessoas entre funcionários da saúde e pessoas acima de 60 anos até hoje dia 03 de abril de 2020.

A doença a ser combatida

A gripe ou influenza sempre incomodou a humanidade, apesar de muitas vezes ser considerada uma “doença comum”, o quadro da pessoa infectada pode se agravar e levar as pessoas a óbito! Por isso sempre a campanha foi levado a sério, a pessoa que recebe a vacina além ficar imunizada contra a influenza e previne complicações maiores no quadro de saúde.

Por isso foi um “tiro certeiro”!

A estratégia adotada pela Diretoria Municipal de Saúde para vacinar as pessoas do grupo de risco em um curto tempo diminui e muito a ida de pessoas a procurar o PSF ou PA, fazendo menos pessoas saírem as ruas e procurando o centro de saúde, assim diminuindo o fluxo de pessoas no centro de saúde local, visto que a recomendação é procurar o quando menos neste momento o PA e o PSF.

A Diretoria Municipal de Saúde informa ainda que a vacinação ocorre tanto na zona urbana quanto na zona rural.

E cabe a nós agradecer imensamente a todos os profissionais que fazem um trabalho excepcional nesta campanha. (Da Secretaria de Saúde de Riversul)

Notícias relacionadas