Criado em 2022 pela Associação Brasileira das Agências de Desenvolvimento – ABADES, o programa consiste em treinamentos e capacitação continuada de todos os servidores responsáveis por secretarias, departamentos e coordenadorias da administração municipal.
Essa qualificação é feita em quatro fases: primeira, segunda, terceira e quarta fase, e o município de Riversul já recebeu duas fases, a primeira, e na manhã desta terça-feira (10) a equipe municipal se reuniu na Via Rápida para receber a segunda fase, que discussões sobre assuntos municipais de cada setor, e ao final, entrega de placas e certificados aos participantes.
O principal objetivo é fomentar uma cultura de integridade e governança, prevenindo a corrupção, promovendo a ética, maior controle e transparências com os gastos públicos e políticas públicas mais eficientes e efetivas, visando a agenda 2030 e também para atender as necessidades sociais, ambientais e Governança Pública.
É uma oportunidade de conseguir aprimoramento da gestão pública, ampliação da rede de relacionamentos, visibilidade para as Prefeituras e Câmaras Municipais de todo Brasil.
O zelo e dedicação da administração sempre na busca constante de melhorias para o município, e ao mesmo tempo atento à inovação e qualificação para a sua equipe, tem gerado ótimos resultados nesses últimos oito anos, conseguindo destaque nacional no IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal.
Em 2022, dentre os 5.568 municípios brasileiros, Riversul conseguiu a posição nacional 513, e estadual, dentre os 645 municípios paulistas, conseguiu a posição 74, dividindo o 1º lugar com outros municípios nos Índices de Gastos com Pessoal e Investimentos.
O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5.500 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.