Romeu Geminiani foi homenageado com Título de Cidadão Itapevense

Em sessão solene realizada na noite de quinta-feira, 17, o Legislativo Itapevense entregou o Título de Cidadão Itapevense ao Sr. Romeu Geminiani, que foi comerciante, piloto aerodesportivo e vereador. A outorga da honraria foi de iniciativa dos vereadores Áurea Aparecida Rosa e Ney Gonçalves, sendo  o Título entregue pelo prefeito Luiz Cavani e a sessão  abrilhantada pelo tecladista Roberto Marques. Ao abrir os trabalhos da Sessão o Presidente Paulo de la Rua Tarancón afirmou que a Câmara Municipal presta justa homenagem a Romeu Geminiani, um empreendedor nato, que fez de sua vida uma grande coleção de conquistas. Entre elas destaca-se a reativação do Aeroclube, uma das grandes paixões. 

Romeu Geminiani, prefeito Luiz Cavani, presidente da Câmara Paulo De La Rua Tarancón, vereador Ney Gonçalves e vereadora Áurea Aparecida Rosa

"Podemos chamá-lo também de nobre colega, uma vez que já fez parte do Legislativo Itapevense, mas a partir de hoje, queremos chamá-lo de irmão. Parabéns, Romeu! Você fez por merecer esse Título de Cidadão", frisou Paulo de la Rua.

O vereador Ney, um dos autores da proposta de honraria, prestou homenagem ao Sr. Romeu Geminiani destacando sua atuação em Itapeva, as atividades no Aeroclube e também como vereador. A vereadora Áurea  procedeu a leitura da placa e falou sobre a amizade e o  carinho que tem pelo  Sr. Romeu. A vereadora entregou também um vaso de flores para a Sra. Iracema, companheira do homenageado.

O prefeito Luiz Cavani cumprimentou os vereadores Áurea e Ney pela iniciativa de conceder a honraria, e destacou o trabalho do Sr. Romeu, que teve uma vida dedicada à cidade, um empreendedor que se destacou em suas atividades. Foi vereador por 15 anos e marcou sua trajetória política em Itapeva.

AGRADECIMENTO – Muito emocionado o Sr. Romeu Geminiani agradeceu aos vereadores pela  honraria, que almejava, importante para ele e que o faz muito feliz.  Afirmou que é um cidadão sorocabano, mas itapevense de coração. Que aqui trabalhou, constituiu sua família, serviu a vários setores da sociedade. "Estou emocionado por se tornar aos 80 anos de idade um cidadão itapevense", frisou o homenageado.

HOMENAGEADO – Romeu Geminiani, filho de Anselmo Gemignani e Maria Cristina Bochiglieri Gemignani, imigrantes italianos que vieram para Sorocaba e tiveram oito filhos: Roberto, Letícia, Mário, Arlindo, Affonso, Yolanda e Romeu.

Filho caçula, Romeu cursou seus primeiros anos escolares em Itapeva. Aos 15 anos foi para o Rio de Janeiro cursar o 2º Grau e, em seguida, entrou para a Escola de Aviação, onde se formou piloto aerodesportivo, tendo seu brevet de nº 6.477.


Anos mais tarde, de volta a Itapeva, adquiriu alguns estabelecimentos comerciais como torrefação de café, posto de gasolina, restaurante e loja de compra e venda de carros novos e usados.

Também nessa época reativou o aeroclube, sendo seu presidente por 8 anos consecutivos e no decorrer desses anos teve a felicidade de formar mais de 80 pilotos.

Em 1955 casou-se com a saudosa professora Hilda Frida Gehring Geminiani e tiveram 3 filhos: Paulo Roberto, Silvana e Miguel.

Em 1960 foi presidente do Itapeva Clube, na época Gabinete de Leitura Itapevense. Foi vereador por 3 legislaturas, cumprindo 15 anos de mandato. Fundou o Sindicato Rural de Itapeva e, mais tarde, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Hoje, com 80 anos, é uma pessoa divertida, com muita saúde, querido e amado por seus filhos, pela nora Cecília, por seus netos Denise, Mariana, Danilo, Gustavo, Tatiana, Laerte e Fábio e por 3 bisnetos: Beatriz, Gabriela e Lucas sua companheira Iracema e por muitos amigos que conquistou nesta sua estrada da vida. (Madalena Ferreira, da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Itapeva)

Notícias relacionadas