Rotarianos e voluntários plantam árvores em Avaré

 

Nesta quinta-feira (21), na comemoração do Dia da Árvore, uma parceria do Rotary Club Avaré Jurumirim com Instituto Florestal, a Escola Municipal José Rebouças de Carvalho, Comdema, Secretárias de Meio Ambiente e Grupo Voluntariado Guardiões da Natureza deu início a primeira etapa do projeto “Preservar é preciso”.

Pela manhã, aconteceu o plantio de mudas de árvores Água do Amaral, afluente do córrego do Cortume nas ruas Zico de Castro e Amos Contrucci na periferia de Avaré.

A perspectiva era para 200 mudas, mas foram plantadas 300 unidades de várias espécies ao redor do córrego. A escola levou turmas do quarto ano do ensino fundamental, totalizando mais de 80 alunos que receberam informações sobre preservação do meio ambiente, noções de tratamento da natureza, ministrado por biólogos e técnicos da área ambiental.

Com a colaboração dos parceiros, foi possível fazer o plantio, colocar fertilizante e calcário e ainda regar as mudas. A partir de agora será feito acompanhamento do crescimento das mudas pela Secretaria do Meio Ambiente, fertilização e controle de pragas pelos voluntários do Rotary Jurumirim e ainda os alunos da escola, farão em períodos específicos, ações para regar as mudas até que as mesmas atinjam tamanho ideal para subsistência na natureza.

Esse projeto é apoiado pelo Rotary Internacional que orienta seus clubes no mundo inteiro, visto que a instituição esta presente em 207 países, sendo que no Brasil, são mais de 52.000 rotarianos, e nesta semana, Dia da Árvore só na região de Sorocaba a Ourinhos que compreende o Distrito do Rotary nº 4620, havia uma meta para que para cada rotariano fossem plantadas de 01 a 3 arvores, levando em consideração que os três clubes rotários de Avaré somam 100 rotarianos avareenses, o Rotary Club Avaré Jurumirim nessa ação cumpriu com louvor a meta do Distrito.

Esse evento Preservar é preciso, será mais um entre os outros que o clube realiza, como o banco de cadeiras de rodas que ajudou mais de 70 famílias e da Multi Mistura que ajuda no fortalecimento de crianças com desnutrição da comunidade avareense, e ainda outros projetos realizados diretamente em instituições como a compra de 2 geladeiras para a UNA, instalação da bomba no poço artesiano da Comunidade Terapêutica Nova Jornada, compra de equipamentos para APAE, guardas roupas para RAFA, implantação de sala de emergência na Fundação Padre Emilio Ilmmos.

O Rotary, é a maior ONG – Organização Não Governamental do mundo, é membro permanente da ONU e tem em suas diretrizes, tem como princípio estimular o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, seja, promovendo e apoiando o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir; o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional; a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um em sua vida pública e privada; e ainda a aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Quem tiver interesse em conhecer e participar das ações voluntarias do O Rotary Club Avaré Jurumirim, pode participar das reuniões na sede na rua Mato Grosso 2259 todas 5ª feiras a partir das 20h15.
(Via Marcia Brito/Avarémídia)

 

Notícias relacionadas