Sabe como a neve se forma? Tem previsão para mais neve amanhã (21) no RS, SC e sul do Paraná

Do https://www.climatempo.com.br – Pelas redes sociais, até às 15 horas, já se tinha notícia de chuva congelada e neve misturadas na região de São Francisco de Paula e Nova Petrópolis.

Tem previsão de mais neve para esta sexta-feira, 21 de agosto, que poderá ocorrer na serra do Rio Grande do Sul, na serra e planalto sul e norte catarinense e no sul do Paraná.

A neve é um tipo de precipitação, que apesar do aspecto “fofinho” é considerada precipitação do tipo sólida. A neve é formada por um aglomerado de cristais de gelo. A neve recém caída das nuvens é muito branca, mas com o passar das horas, vai virando um aglomerado de gelo no solo e aos poucos derrete.

Neve é uma importantíssima fonte de água doce em diversas regiões do planeta. Em locais onde ocorre neve abundante, pode ocorrer enchente com o derretimento da neve . Mas é o derretimento da neve que alimenta vários rios e mesmo forma o que se conhece como “rios de degelo”.

A neve quando cai em quantidade suficiente para acumular forma uma camada sobre o solo que é medida em centímetros usando-se uma régua. A medição da chuva acumulada é feita em milímetros e dizemos “milímetros de chuva”. A medição da neve é feita em centímetros e dizemos “nevou 10 centímetros”, pode exemplo.

Mas outros tipo de precipitação podem ocorrer na atmosfera e que parecem neve. A chuva congelada ou o resultado da sublimação do nevoeiro geram partículas sólidas que parecem neve, mas rigorosamente não devem ser chamadas porque o processo de formação não é o mesmo que o da neve.

ublimação é um fenômeno químico que só ocorre com água, quando ela passa do estado gasoso para o sólido, ou do sólido direto para o gasoso, mas sem passar pela fase líquida.

A neve se forma dentro da nuvem, mas a chuva congelada, por exemplo, que parece neve, se forma fora da nuvem.

Precipitações de inverno
Precipitação é tudo que cai da nuvem. Podemos ter precipitações sólidas e líquidas. A neve, o granizo e a chuva congelada são tipos de precipitações sólidas.

Chuva congelada

A chuva congelada ocorre quando a neve que cai da nuvem passa por uma camada de ar mais quente, com temperatura acima de 0°C, mas depois volta a encontrar uma camada de ar frio, e recongela antes de chegar ao chão, formando os pequenos aglomerados de gelo que caem no chão.

Notícias relacionadas