Samu de Itapeva completa 7 anos de fundação

Unidade de Saúde foi inaugurada no dia 14 de maio de 2012 para atendimentos de urgência e emergência

A Central Regional do Serviço de Atendimento Médico de Urgências (SAMU), da região de Itapeva foi inaugurada no dia 14 de maio de 2012. Além do município, a Unidade de Saúde  oferece atendimento para as bases descentralizadas em Apiaí, Guapiara, Itararé e Itapirapuã Paulista. Para ter acesso ao serviço, os pacientes ligam de qualquer uma das cidades, para o número 192, em caso de urgências médicas.

Ao todo, quatro ambulâncias atendem a cidade de Itapeva, sendo  unidades móveis básicas e avançadas. As básicas serão destinadas para ocorrências mais simples e contam com um técnico de enfermagem na unidade ou um enfermeiro quando necessário, além do motorista. Na unidade avançada, existe um médico e pode inclusive realizar pequenas cirurgias, caso sejam necessárias.

O Samu 192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência.
Com o Samu 192, a Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reduziu o tempo de internação de pacientes e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. “Estamos trabalhando em várias frentes para melhorar os serviços públicos de saúde em Itapeva. E o Samu é de fundamental importância para a execução destes trabalhos”, diz a secretária municipal de Saúde, Maria Eliza Ferraresi.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, por meio de 7 médicos, 6 enfermeiros,  10 técnicos de enfermagem, 4 oficiais administrativos, 1 telefonista, 10 condutores de veículos de emergência e 1 auxiliar de limpeza.

Entre as atividades complementares, estão as palestras, os treinamentos e as edições do Samuzinho. Em parceria com a Secretaria de Educação, os alunos da Rede Municipal de Ensino participam de treinamentos, onde aprendem noções de primeiros socorros e também conceitos sobre a importância de nunca passar trotes ao Samu.

Segundo o coordenador administrativo do Samu, Emerson Camargo, foram 20.238 atendimentos o ano passado, sendo que os cursos de capacitação foram direcionados à Educação Infantil e aos profissionais das unidades escolares, Saúde e Samu, além dos estagiários de cursos técnicos de enfermagem, enfermeiros e universitários que cursam medicina. Em um ano, a carga horária foi de 555 horas.

Ele explica que a cada 24 horas, são registradas cerca de 31 ocorrências. Entre tantas situações, houve casos marcantes no intuito de salvar vidas. “Engasgos de crianças são ocorrências frequentes atendidas por nós e graças ao empenho de todos, temos recebido elogios dos munícipes que foram socorridos pelo Samu. É muito gratificante para todos nós”, destaca Emerson Camargo.

Emerson Camargo agradece ao apoio estrutural que a Prefeitura Municipal de Itapeva oferece ao Samu. “O excelente trabalho realizado deve-se à união de nossa equipe e também às condições oferecidas pelo Poder Executivo, por meio dos equipamentos necessários para atendimento e a estrutura organizacional”, define.

A coordenadora médica do Samu, Cintia Albuquerque Zambianco, explica que são 7 anos de vitórias, muito trabalho e principalmente uma estória de sucesso. “Os resultados positivos são graças à dedicação de nossos profissionais, que não medem esforços para prestar um bom atendimento à comunidade. Agradecimentos especiais também aos nossos parceiros, que são o Corpo de Bombeiros, Sadi – Serviço de Atendimento Domiciliar de Itapeva e à secretária municipal de Saúde, Maria Eliza Ferraresi.

Estiveram presentes na comemoração, o Comandante do Corpo de Bombeiros Capitão PM Márcio de Lima Rennó, o Comandante da Guarda Civil Municipal Alessandro da Fonseca, o coordenador do UPA Luiz Fernando Santos, a técnica de enfermagem da Central de Regulação em Saúde, Adriane Moraes e a diretora da Central de Regulação em Saúde, Maria Christina Ribeiro Fonseca.

Notícias relacionadas