Santa Casa de Itaí inaugura Centro de Recuperação Intensiva

Santa Casa de Itaí_Centro de Recuperação Intensiva1A Santa Casa de Misericórdia de Itaí inaugurou na noite de quarta-feira (28) um Centro de Recuperação Intensiva para pacientes com complicações clínicas graves. Entre as autoridades presentes estiveram o prefeito municipal, Luiz Antonio Paschoal e a primeira-dama Laodicéia de Souza Paschoal, o presidente da Câmara de Vereadores, Sidney da Silva (Caetano), os vereadores Mauro Miranda, Nilton

Fernandes, Carlos Eduardo Michelin e Isaias Ribeiro de Arruda.

Membros da comunidade, do Rotary Clube de Itaí, da diretoria da Santa Casa, do Conselho Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e suas das unidades também prestigiaram. Na abertura da cerimônia o provedor da entidade, Mário Pinto Filho, informou a todos que a benfeitoria leva o nome da itaiense Levina Antunes, cidadã que voluntariamente contribuiu, junto com o Rotary Clube de Itaí, Rotary Chicago e Prefeitura Municipal, com recursos para a construção da unidade e compra de equipamentos.

Dona Levina, a homenageada, foi representada por Sidney da Silva (Caetano), que como familiar transmitiu os agradecimentos da senhora Levina à Santa Casa. Ele também enalteceu a obra, que segundo ele, complementa as iniciativas na saúde pública que vem sendo feitas pelo Governo Municipal em prol da prestação de atendimento de qualidade e com dignidade ao cidadão.

Com capacidade para atendimento de dois adultos e uma criança, o novo Centro de Recuperação Intensiva deve ser um marco na redução da mortalidade infantil e de pacientes adultos no município. Segundo o provedor  Mário Filho, o projeto se baseia em análises documentais da Comissão de Verificação de Óbitos da entidade, que sinalizaram que, um centro como o que foi construído, poderia dar mais chances de sobrevivência a pacientes em estado grave. “Na unidade, a equipe médica pode estabilizar o paciente, mantendo-o vivo, até o momento da remoção, se necessária, para um centro maior, via Central de Vagas”, explica Mário Filho.

O Centro é dotado com camas com grade e suporte para soro, monitores de sinais vitais, aspirador, respirador, desfibrilador, bombas de infusão, aparelho de raio-x portátil, entre outros.  Além da unidade, foi também inaugurado mais um quarto com três leitos para pacientes do SUS, contendo armários individuais, banheiros, televisão e ar condicionado. O prefeito Luiz Antonio Paschoal, ao falar ao público, lembrou do início das operações da Santa Casa, onde com poucos recursos atuou como médico por muitos anos e também como provedor.

As dificuldades  para o crescimento da Santa Casa têm sido grandes, disse o prefeito, mas com empenho e foco na melhoria da saúde pública para todos, sem distinção, a entidade tem se desenvolvido e oferecido um serviço de referência na região. Dr. Paschoal lembrou que o atendimento de casos graves pelo Centro de Recuperação Intensiva  será complementado pelo serviço recém-inaugurado do  SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Falou também da implantação do Corpo de Bombeiros na cidade, da ampla cobertura de fornecimento de medicamentos para a população na atualidade, tanto na Santa Casa quanto nas farmácias municipais.

O prefeito destacou que a Prefeitura Municipal está trabalhando para oferecer serviços de qualidade a todos os cidadão que utilizam o SUS, exemplificando também que neste ano, dentro desta filosofia, foram construídos novos quartos no hospital e contratados novos médicos. Contou ainda que em breve a população deve contar com mais especialistas em unidade de pronto atendimento a ser inaugurada em breve. (Da Assessoria de Imprensa)

Notícias relacionadas