Santa Casa de Itapeva abre vagas para residência médica

A prova de seleção será aplicada no fim deste ano para a especialização em Clínica Médica – A Santa Casa de Itapeva há três anos já almejava entrar definitivamente para a área de ensino e pesquisa na área médica. Segundo o diretor técnico-médico da Santa Casa, Dr. Gilberto Luiz Castro Vinhas, o Ministério da Educação (MEC), é quem faz o credenciamento da Instituição para implantar a residência médica (pós-graduação para médicos recém-formados).

“No final de 2013 recebemos a visita de dois médicos consultores ligados à Comissão Nacional de Residência Médica, órgão vinculado ao MEC, com a finalidade de conhecer a estrutura médico-hospitalar da Santa Casa, e só agora recebemos a boa notícia que o MEC liberou até 10 vagas para a Santa Casa de Itapevaimplantar residência médica”.

Dr. Vinhas explicou também que inicialmente, serão disponibilizadas duas vagas para a residência de especialização em Clínica Médica, mas o objetivo é disponibilizar em um curto espaço de tempo, as 10 vagas para residência em diversas áreas já concedidas pelo Ministério da Educação.

“É bom destacar que a residência médica qualifica não só os profissionais, alunos recém-formados em medicina, mas colabora para a qualidade do atendimento prestado, pois fomenta o conhecimento e melhora o nível técnico e científico como um todo, passando nossa Instituição para um patamar superior. Ou seja, deixamos de ser apenas uma Instituição assistencial para evoluir para um serviço de excelência hospitalar”, frisa.

Farão parte da equipe coordenadora da Residência em Clínica Médica, os profissionais especializados: Dr. Marcelo Poli (nefrologista), Dra. Juliane Machado (gastroenterologista), Dr. Sérgio Eleutério da Silva Neto (infectologista) e Dra. Vinhas (cardiologista). Já para a assessoria pedagógica, a administração da Santa Casa irá contratar duas profissionais experientes na área.

Para a o superintendente, Aristeu de Almeida Camargo Filho, a implantação da residência médica no hospital é importante para a formação de novos profissionais nas áreas de maior carência de atuação na nossa região. “Acreditamos que a implantação da residência médica é um passo importante para a atrairmos novos talentos para a região, capacitando profissionais de qualidade”, disse.

Fonte: Assessoria de Imprensada Santa Casa de Itapeva

Notícias relacionadas