Santa Casa de Itapeva completa 119 anos e visa novos desafios

Hospital referência para a região Sudoeste Paulista comemora 119 anos de sua fundação e celebra uma das suas maiores conquistas do último ano: o credenciamento da Unidade de Oncologia pelo Ministério da Saúde

A Santa Casa de Misericórdia de Itapeva é uma Irmandade, caracterizada como Instituição filantrópica privada e classificada como Hospital Estruturante pela Secretaria de Saúde do Estado. Desde sua fundação em 1899, sempre assumiu desafios para prestar assistência de qualidade aos moradores da região sudoeste paulista, hoje compreendida em 15 municípios e aproximadamente 300 mil habitantes.

Dentre as inúmeras conquistas da Santa Casa ao longo de sua trajetória, o credenciamento da Unidade de Oncologia pelo Ministério da Saúde foi o marco do último ano. “Em cerimônia realizada em janeiro deste ano, pelo então ministro da saúde Ricardo Barros, a Unidade do Câncer, que já funcionava desde 2011 fruto de uma parceria com o Governo Municipal, foi finalmente credenciada como UNACON – Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia”, conta o superintendente Aristeu de Almeida Camargo Filho.

Em 2015, já com repasses do Governo Estadual, a Unidade do Câncer de Itapeva passou a funcionar em novo prédio, com estrutura moderna e adequada para a realização de consultas, quimioterapia, além de cirurgias e cirurgias plásticas reparadoras. Atualmente, a UCI recebe 18 novos casos ao mês, cuja regulação acontece por meio do CROSS Onco, que é uma Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde, exclusiva para pacientes Oncológicos.

Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, a Diretoria da Santa Casa batalha constantemente na busca de novas soluções e uma prestação de serviços cada vez mais resolutiva para a população, oferecendo serviços de média e alta complexidade. “Atualmente a Santa Casa conta com 157 leitos. Oferecemos serviços de excelência e contamos com corpo clínico e equipe técnica altamente qualificada. Estamos sempre preparados para novos desafios, apenas aguardando oportunidades de financiamento para implantação de novos serviços”, conta Aristeu.

A estrutura da Santa Casa é composta por Unidade de Urgência e Emergência, Unidade de Imagem, UTI Adulto e Neonatal, Unidade Cirúrgica, Maternidade, Hemodiálise, Unidade de Fisioterapia, Banco de Sangue, Hemodinâmica, Polissonografia, Endoscopia, além da gestão do plano Santa Saúde e do AME Itapeva.

Notícias relacionadas