Santa Casa de Itapeva recebe congratulações pelos 112 anos de existência

No final do século XIX, mais precisamente no ano de 1896, alguns cidadãos faxinenses entre eles Dona Luiza Marcondes e seu marido Francisco Marcondes Rezende resolveram fundar uma Santa Casa de Misericórdia em Faxina, antiga denominação da cidade de Itapeva. Para marcar a passagem de seus 112 anos a Santa Casa inaugurou  um moderno Centro Cirúrgico,…

estruturado de acordo com as  mais avançadas tecnologias. 

O plenário da Câmara aprovou requerimento dos vereadores Sidnei José dos Santos Gonçalves – Ney (PMDB) e Áurea Aparecida Rosa (PTB), consignando em Ata Voto de Congratulações a Santa Casa de Misericórdia de Itapeva pelo aniversário de 112 anos de fundação.
 

Três anos mais tarde, no dia 20 de maio de 1899 foi redigida a Ata para a fundação da Santa Casa de Misericórdia de Faxina. Somente no dia 10 de junho de 1899 foi escolhida a primeira diretoria que nomeou como o 1º Provedor o Cel. Crescêncio Ferreira de Melo, um dos fundadores da Instituição. Fotos antigas, de Preto Mattos

Inicialmente funcionava na antiga Rua Paissandu, 30, hoje  Rua Mário Prandini 360. Da acanhada e inadequada instalação inicial a Santa Casa se transferiu, anos depois, para um dos prédios mais amplos da época, situado na esquina entre a Av. Cel. Acácio Piedade e Rua Mário Prandini. 

Por ali permaneceu até o dia 12 de outubro de 1919, quando foi inaugurada, com uma grande festa, o novo prédio que hoje funciona a atual Santa Casa. 

Durante muito tempo a Santa Casa encontrou enormes dificuldades em manter-se funcionando. Do fechamento, por falta de recursos, em 1904, do atendimento a luz de velas e lampião por 10 anos ao incêndio ocorrido em 1943 que a transformou em ruínas, a Santa Casa vem lutando, ano após ano, para manter sempre presente à chama misericordiosa a que foi designada.

No dia 10 de junho a Santa Casa de Misericórdia de Itapeva comemorou 112 anos e inaugurou seu  novo complexo cirúrgico, considerado o mais moderno da Região Sudoeste, com 10 modernas salas, equipadas com materiais de última geração, o que garante qualidade e precisão aos procedimentos cirúrgicos, possibilitando um atendimento diferenciado aos pacientes.  (Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Itapeva).
 
 
 
   
   
 

 

Notícias relacionadas