Santana do Itararé-PR, 56 anos: começa nesta quinta (19/10) a 1ª Feira do Produtor Rural 2017

 

Às 10h desta quinta-feira (19) acontece a abertura oficial do evento que vai até domingo (22), com várias atrações todos os dias, em comemoração dos 56 anos de emancipação política do município.

A Feira do Produtor Rural tem o objetivo de mostrar a tradição agrícola do município e sua importância econômica para o desenvolvimento local e regional.

Santana do Itararé produz muita soja, milho, feijão e tem história na produção de banana. Há mais de meio século que o município é um tradicional produtor de banana. Além, da banana o município produz morango, maracujá, abacaxi e é o segundo maior produtor de caqui do Estado do Paraná.

O resultado no crescimento da fruticultura fez com que duas processadoras de polpa se instalassem no município, gerando empregos e incentivo para os produtores investirem na produção de frutas.

Outro destaque é a produção de mandioca que vem ano a ano ganhando espaço, graças a instalação de uma tradicional fábrica de polvilho que opera a todo vapor desde 2010 no município.

O grande diferencial do município fica por conta da produção de leite. Santana do Itararé é uma tradicional bacia leiteira formada por pequenos produtores que se tornaram referência nacional e internacional na produção de leite de alta qualidade em pequenas propriedades.

O modelo de produção adotado pelos produtores do município foi considerado “futurista” em 2009 pela empresa holandesa Lely Innovators in Agriculture; pastejo rotacionado no verão e silagem de milho e/ou cana e ureia no inverno.

Somado os cuidados com o solo com o uso do cocho trenó para alimentação do rebanho; a qualidade do leite e o uso de instalações simples mas funcionais e uso de mão de obra familiar para tocar a atividade. O sistema de produção foi considerado pela empresa holandesa além de futurista economicamente perfeito para as pequenas propriedades, uma fez que a produção se faz em harmonia com meio ambiente, proporcionando e respeitando o conforto dos animais que são criados ao ar livre.

Considerando a importância do setor para o desenvolvimento do Município, Produtores e Prefeitura se uniram para lançar a primeira edição da tão “sonhada” Feira do Produtor Rural.

Mesmo organizada tendo em mente o uso consciente dos recursos financeiros, a feira terá tudo que se espera de uma grande feira agropecuária. Shows com duplas sertanejas e bandas, com destaque para a dupla sertaneja raiz Craveiro e Cravinho que se apresenta no dia 19 as 21h.

Palestras técnicas.

Umas delas a mais esperada, é com o técnico e produtor Nivaldo Michetti (dia 19 as 14h) que viaja o Brasil levando conhecimento, motivação e esperança aos produtores de leite, principalmente em momentos de crise como que está passando a setor.

A Feira contará também com exposição de máquinas e Implementos Agrícolas; tendas comerciais e de serviços; amostra de Produtos Agroindustriais e agroecológicos; ampla praça de alimentação; shows alternativo com talentos locais (Roda de Viola); parque e shows para criançada; mini-fazenda; balada após os shows; tradicional cavalgada e Exposição/amostra de animais, com as novilhas da chamada vaca “high-tech”: fruto do melhoramento genético do rebanho desenvolvido no município via PIA – Programa de Inseminação artificial (Programa premiado com o troféu Premio Gestor Público Paraná 2016 – “A mudança que vem do leite”).

Tudo isso com ENTRADA FRANCA num ambiente acolhedor e com ótima infraesturura com Internet WiFi liberada para os 4 dias da Feira.

Confira a Programação Completa:
FEIRA DO PRODUTOR RURAL DE SANTANA DO ITARARÉ-PR
Dias 19, 20, 21 e 22 / outubro /2017
.
Dia 19/10 – quinta-feira

10h – Abertura Oficial
14h – Palestra Técnica – Com o Técnico Agrícola e Produtor referencia Nivaldo Michetti – Tema: “Mudando de vida produzindo leite”
21h – Show sertanejo – Com a dupla Craveiro e Cravinho
22:30h – Show sertanejo universitário – Com a dupla Lucas e Henrique
.
Dia 20/10 – Sexta-feira

9:30h – Abertura para visitação
10h – Palestra Técnica – Com Eng. Agrônomo Elcio Rampazzo – Tema: Oportunidade de Negócio com Frutas.
14h – Palestra Técnica – Com o Médico Veterinário Alexandre Mendonça – Tema: “Produção de leite saudável, com custo reduzido e uso de homeopatia”
22h – Show Musical – Com Banda Europa Show
.
Dia 21/10

9h – Abertura para visitação
10:00 h – Pista com amostra/desfile das futuras matrizes (Vaca High-Tech);
14:00h – Apresentações Culturais;
22:00h – Show Musical com a Banda Cowboys do Asfalto.
.
Dia 22/10

9h – Abertura para visitação
10:30 h – Cavalgada
12h – Almoço de confraternização (Porco no rolete)
14h – Entrega de premiações aos Produtores Rurais destaques em: Inovação, produtividade e Empreendedorismo
15h – Roda de Viola
17h – Encerramento
.
Todos os dias:
– Exposição de novilhas (futuras matrizes – Vaca High Tech)
– Exposição de Máquinas e Implementos Agrícolas;
– Amostra de Produtos Agroindustriais e Agroecológicos;
– Tendas Comerciais e de Serviços;
– Praça de Alimentação;
– Parque de diversão para crianças.
.
Realização: AAFAS – Assoc.dos Agric. Familiares de Santana do Itararé.
.
Apoio: Prefeitura Municipal de Santana do Itararé – SEAGRI – Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – H.Sires – ABS – Cooquali e Emater.
.
Patrocinadores Oficiais: Copel, Sanepar, BRDE e Sicredi.

Notícias relacionadas