São Paulo se integra aos demais Estados no controle nacional do javali

Uma equipe da Secretaria visitou a Cidasc, em Santa Catarina, para promover esta integração

Os médicos veterinários da Coordenadoria de Defesa Agropecuária Erika Mello, coordenadora substituta e Artur Felicio, responsável pelo Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos realizaram esta semana uma visita técnica à Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Cataria (Cidasc), instituição coirmã da Coordenadoria, no processo de integração com os outros Estados da federação no controle nacional do Javali. Foram recebidos pelo presidente da Cidasc, Plinio de Castro, pelo diretor de Defesa Agropecuária, Diego Torres Severo, e pelo gestor do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Jader Nones.

A visita foi organizada para troca de informações técnicas sobre os procedimentos já realizados pelo estado de Santa Catarina, que é reconhecido como estado livre de vacinação contra a febre aftosa, sem vacinação, status que São Paulo deverá alcançar em breve. Outro tema que pautou a visita foram as ações que deverão ser desenvolvidas com a adesão do estado de São Paulo ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

O secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, Itamar Borges, irá assinar a adesão ao SISBI, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na próxima terça-feira, 30 de novembro, durante as comemorações do aniversário de 130 anos da Secretaria.

Por Teresa Paranhos

Notícias relacionadas