Saúde e Educação de Itaporanga se unem para Projeto “Saúde Bucal – Dentista na Escola”

Reuniões realizadas pelas equipes da Saúde, da Educação e profissionais de Odontologia definem como será realizado o Projeto – O “Saúde Bucal – Dentista na Escola” é um projeto piloto que, num primeiro momento, será realizado apenas com os alunos do Maternal, Pré 1 e Pré 2 de toda Rede Municipal e com os alunos da APAE.

Seguindo um cronograma, os dentistas irão se deslocar até as escolas para realizar avaliações, verificar como está a saúde bucal dos alunos, coletar dados e estabelecer parâmetros. Os dentistas, também vão ministrar palestras e através de vídeos e histórias com gravuras orientar a forma mais adequada para a escovação dental, levando-se em conta a faixa etária e coordenação motora do grupo de alunos, além de distribuir solução de fluoreto de sódio usada na forma de enxaguante bucal para bochechos, com o intuito de que os alunos tenham acesso frequente ao flúor.

Cada aluno irá ganhar um kit de higiene bucal (Bolsinha com creme dental, fio dental e uma escova de dentes).

Estudos recentes indicam que a ação do flúor é bem ampla e desempenha um papel importante na prevenção e controle da cárie. Além do mais, a escola é o melhor local para se aplicar métodos preventivos. A ideia é iniciar a prevenção desde a educação infantil, para quando as crianças chegarem à fase adulta, não tenham problemas dentários maiores.

O Projeto está sendo apresentado para empresas com intuito de buscar parcerias.

A avaliação da saúde bucal das crianças deu início nas escolas EM Dom Athanázio Merkle, EM Pe. Osvaldo G. Paulo, Creche Infância Feliz Sandra Regina Pires e Creche Prefeito Hernani de Camargo, e nas demais irá acontecer durante esta semana.

Os dentistas envolvidos são: Dr. Raul Dória Júnior, Dr. Marcos Renê de Oliveira e o Dr. Nelson Luís Coluço Ferreira, que estão bastante empenhados no desenvolvimento desse projeto. (Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itaporanga-SP).

Notícias relacionadas