Saúde Itapeva: Projeto Caminhada trabalha a prevenção nas Unidades do município

Implantado há cerca de 5 anos pela secretaria municipal da Saúde nas Unidades do São Camilo, Vila Aparecida, São Benedito e Vila São Miguel o projeto Caminhada visa difundir uma melhor qualidade de vida entre os pacientes que convivem com problemas de hipertensão, diabetes e outras doenças.

Em 2011, além das Unidades citadas acima, o projeto foi expandido para mais duas UBSF, Jardim Imperador e Vila Bom Jesus. Segundo o fisioterapeuta, Marcelo Kinoshita G. dos Santos responsável pelas avaliações periódicas e monitoramento do projeto, o Caminhada busca conscientizar a população sobre a importância da prática regular de atividades físicas.

“O objetivo do projeto é promover a prevenção de agravos não transmissíveis como a hipertensão e diabetes, reduzir o uso de medicamentos e ter o controle da doença, quando o praticante já se encontra doente e melhorar o quadro da ansiedade, estresse, depressão, entre outros que o exercício físico proporciona”, destaca o fisioterapeuta.

Segundo ele, o projeto Caminhada também melhora a integração social do praticante e reduz os fatores de risco, que predispõe o indivíduo às doenças que acometem o seu sistema cardiovascular, em âmbitos curativos, reabilitativos e preventivos.

“Através da prática regular de exercícios físicos aeróbicos e com orientações com relação à sua alimentação e hábitos de vida, progressivamente, esse paciente tende a diminuir as queixas relacionadas a dores físicas e a medicalização”, ressalta.

Os participantes que fazem parte do Projeto Caminhada passam por uma avaliação inicial através de um questionário simples, que consiste em perguntas sobre os antecedentes pessoais e familiares do praticante, além de dados antropométricos, como peso, altura, IMC, circunferência abdominal, porcentagem corporal de gordura e de água. E somente após a autorização do médico da Unidade de Saúde é que o praticante inicia a sua participação no Projeto.

O fisioterapeuta Marcelo comentou que os participantes são orientados a fazer alongamento e aquecimento antes da caminhada, e após esse período é que a realização da caminhada propriamente dita é feita por um período de 20 a 30 minutos, o que caracteriza essa atividade como aeróbica.

“Após a caminhada nós trabalhamos a prática de exercícios respiratórios, alongamentos e relaxamento. E a cada dois meses fazemos uma reavaliação, onde são coletados os dados com relação ao peso, IMC, circunferência abdominal, porcentagem corporal de gordura e água, que serão tabulados e apresentados, de forma individual, aos praticantes”, conta.

Para acompanhar em loco o Projeto Caminhada, os enfermeiros das Unidades de Saúde e os Agentes Comunitários é quem desenvolve as atividades três vezes na semana. O fisioterapeuta da secretaria da Saúde monitora e orienta os demais profissionais de saúde a condução correta dos exercícios e é ele quem faz as avaliações antropométricas.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Marco André D’Oliveira a expectativa para 2011 é ampliar o projeto Caminhada para as demais Unidades de Saúde. “Desde o final do último ano estamos reestruturando o departamento da Atenção Básica, e um dos nossos projetos a serem ampliados é o Caminhada”, diz.

Os interessados em participar do Projeto e que residem nos Bairros: São Camilo, Vila Aparecida, São Benedito, Jardim Imperador e Vila Bom Jesus podem procurar a Unidade de Saúde para obter maiores informações. Vale lembrar que devido às obras de reforma da UBSF da Vila São Miguel estar em plena atividade, o projeto Caminhada se encontra parado, mas assim que o Posto da Saúde voltar a sua rotina, também será retomado. (Do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapeva-SP)

Notícias relacionadas