Saúde masculina: Fartura promove “Dia D” neste sábado, 27 de novembro

Ações serão realizadas no Centro de Saúde e ESF Vila Nossa Senhora de Fátima, das 8h às 12h e envolvem atendimento médico; exames de rotina, solicitação, agendamento de exames laboratoriais e de imagem, além de outras ações como vacinação e testes rápidos; Pasta lembra que não é obrigatório realização de exame de toque retal

A Coordenadoria de Saúde de Fartura convida todos os homens do município, especialmente os com mais de 45 anos de idade, para participarem do “Dia D” da Saúde masculina, que será promovido no próximo sábado, 27 de novembro, das 8h às 12h, no Centro de Saúde Dr. Alécio Ravanelli e no ESF Vila Nossa Senhora de Fátima. Pacientes cadastrados nos ESFs São Caetano e Bela Vista podem ir também ao Centro de Saúde.

Serão promovidas ações presenciais relacionadas ao “Novembro Azul”. A Sala de Vacina também funcionará para que os pacientes atualizem a caderneta de imunização e serão realizados testes rápidos para detecção de HIV e Sífilis. A Coordenadoria divulgou, ainda, que será feita a aferição da pressão e demais orientações de enfermagem.

Os atendimentos visam mobilizar os homens quanto a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O coordenador de Saúde, Renan de Oliveira, informou que a avaliação clínica indicará a necessidade de exame de toque retal. Segundo ele, essa não é uma obrigatoriedade, mas pode ser necessário.

Faz parte da programação atendimento médico, de enfermagem, realização de exames de rotina, solicitação e agendamento de exames laboratoriais e de imagem. Segundo Renan, todos são de extrema importância para a detecção de problemas relacionados à saúde masculina.

A Pasta informa que é indicado fazer o diagnóstico, como PSA e toque retal – se houver orientação médica para o procedimento -, a partir dos 50 anos de idade, no entanto, quando o homem tem familiares de 1º grau com câncer de próstata, ou é afrodescendente, é indicado realizar os exames a partir dos 45 anos de idade.

Com pioneirismo, “Lives Azuis” são promovidas por médicos de Fartura

Pela primeira vez, a Coordenadoria de Saúde, está promovendo mobilizações envolvendo a realização de lives. Trata-se de transmissões ao vivo, realizadas pela página oficial da Prefeitura de Fartura e que estão chamando a atenção dos moradores do município.

A ideia do coordenador de Saúde é mobilizar a comunidade quanto a importância do diagnóstico precoce de doenças. As lives contabilizam resultados positivos, alcançando até 1,4 mil visualizações por noite.
A primeira transmissão ao vivo, foi promovida pelo médico Dr. Alan Grecco e aconteceu na segunda-feira, 22 de novembro. Alan abordou o tema: “Saúde do Homem – Desenvolvimento e Saúde Mental”. Já na terça-feira, 23 de novembro, Dr. Rui Colanzi Filho, participou da live e destacou o tema: “Prevenção e Promoção da Saúde”.

Já na quarta-feira, 24 de novembro, o médico Dr. Luciano Domingos Fioretto falou sobre: “Doenças Cardiovasculares, Cuidados e Complicações”. “Agradeço a todos os profissionais que aceitaram participar e que estão ajudando, desta forma, a conscientizar os moradores do município de Fartura”, destaca Renan.
No mês passado, também foram promovidas lives com temas voltadas ao “Outubro Rosa”. As transmissões também foram consideradas sucesso pela equipe.

Notícias relacionadas