Secretaria da Justiça inaugura novo Fórum de Avaré

Na próxima sexta-feira (07/03), a secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, e o prefeito de Avaré, Paulo Dias Novaes Filho, vão inaugurar o novo Fórum da comarca. A cerimônia será realizada às 10 horas. A obra teve investimento de R$ 13.495.539,87, sendo 95% a contrapartida do Estado e o restante do Município. O fórum possui 5.094,50 m² de área construída e uma área total de terreno de 17 mil m².

“Essa é uma obra moderna e acessível à população, com melhores condições para os funcionários e para os operadores do direito. Nossa expectativa é que esse novo Fórum traga benefícios para toda a região de Avaré”, ressalta Eloisa Arruda.

A construção, com três andares, comporta cinco varas, salão do júri, carceragem, hall principal para atendimento e triagem, vestiário, central de segurança e de processamento digital, cartórios, salas da administração, posto bancário, lanchonete, sanitários, sala de armas e objetos apreendidos, gabinete dos juízes e salas para audiência, além das áreas destinadas à Defensoria Pública, ao Ministério Público e à Ordem dos Advogados do Brasil.

A construção da obra do Fórum de Avaré foi realizada pela empresa Imprej Engenharia Ltda e teve início em maio de 2010, quando foi lançada a pedra fundamental.
Balanço

Desde 2011, o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, entregou 11 obras de construção e reforma de fóruns, duas delas no ano passado. Foram beneficiadas a população das cidades de Agudos, Araraquara, Botucatu, Caraguatatuba, Itanhaém, Itapira, São José dos Campos, Suzano, Tatuí, Tupã e Campinas.

Em breve, serão inaugurados os Fóruns das cidades de Bastos, Pacaembu, São Carlos, Mongaguá e José Bonifácio, além de Teodoro Sampaio, Bragança Paulista e São João da Boa Vista, que também estão em fase de conclusão.

Acessibilidade

As obras de acessibilidade receberam tratamento prioritário na atual gestão. Somam-se no total de obras entregues, 59 obras de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais. Só no ano de 2013, mais de 25% do orçamento (cerca de R$ 13 milhões) foi investido nesse tipo de obra. No final desses quatros anos (2011-2014) pretende-se entregar 68 obras de acessibilidade. Mantido este ritmo, a Secretaria da Justiça estima que até o ano de 2018 todas as instalações forenses de São Paulo estejam de acordo com as diretrizes de acessibilidade.
Serviço

Inauguração do Fórum de Avaré
Data: 7 de março de 2014
Horário: 10h
Endereço: Rua Abilio Garcia, s/nº  – Vila Jussara – Avaré

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo

Notícias relacionadas