Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP completa 130 anos

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo completa no próximo dia 11 de novembro, 130 anos. A data remete à chamada Lei n° 15, publicada na referida data em 1891, na qual o Governo do Estado orçou a receita e despesas de quatro secretarias de Estado para o ano seguinte. Entre elas, a Secretaria de Agricultura, Commercio e Obras Públicas, organizada pelo Decreto n° 28, de 1º de março de 1892 e regulamentada pelo Decreto n° 58, de 2 de maio de 1892.

A criação da Secretaria fez parte da estratégia do governo estadual para implementar uma política econômica nas primeiras décadas da República. Na mesma ocasião, foram criadas as Secretarias do Interior e Instrucção Publica, de Justiça e Segurança Pública e da Fazenda.

Importante ressaltar que antes da criação da Secretaria, havia sido instituído pelo então Governo Imperial, a Estação Agronômica de Campinas, sob direção do cientista austríaco Franz Wilhelm Dafert, em 1887. Em 1892, a Estação foi transferida para o Governo Estadual, posteriormente se tornando o Instituto Agronômico (IAC), atualmente integrado à estrutura de pesquisa da Pasta Estadual. Lembremos que D. Pedro II teve importante contribuição para a fundação do IAC.

“É uma honra estar à frente da Pasta nos seus 130 anos de história de trabalho pela agricultura, pecuária e pelos produtores rurais. Nestes meses já realizamos diversas ações, sempre com olhar atento para a evolução do Agronegócio em São Paulo”, diz Itamar Borges, ao lembrar das recentes realizações: como o maior investimento em recurso do tesouro para pesquisa do Estado de S. Paulo, 52 milhões de reais, a reativação das Câmara Setoriais, lançamento do programa Rotas Rurais, Crédito Agro; 100 milhões para crédito emergencial (via desenvolve SP), 50 milhões Banco do Povo, 57 milhões p/seguro rural, 35,7 milhões pró-trator implementos-psicultura-energia renovável-desenvolvimento rural, o Agro Legal (com o PRA/CAR), Segurança no Campo e muitos outros projetos.

Conheça mais sobre a história da Secretaria de Agricultura de SP pelo https://agricultura.sp.gov.br/

Notícias relacionadas