Seminário em Itapeva aponta diretrizes para a educação na próxima década

Prefeito Comeron participou da abertura do evento e foi aplaudido ao defender a valorização da carreira do professor – Planejar a política educacional para os próximos dez anos. Este é o objetivo de um seminário promovido nesta quinta-feira (14) pela Secretaria Municipal de Educação de Itapeva que apontou propostas que servirão de base para a elaboração do Plano Municipal de Educação.

Representantes de mais de 30 municípios lotaram o espaço de eventos Manacá para participar do encontro, além de diretores, supervisores e profissionais da rede estadual da educação.

O prefeito Roberto Comeron participou da abertura do seminário e destacou a importância do planejamento para reforçar a formação dos profissionais que atuam na rede municipal. Segundo ele, cabe aos governantes oferecer instrumentos para qualificar a relação entre professor e aluno. “Esse é o grande desafio, ou seja, dar a oportunidade para que todos possam opinar, reivindicar, propor e atuar para atingir os mesmos objetivos. A escola é um espaço democrático de construção do conhecimento”, afirmou.

O prefeito também defendeu que o tempo da criança seja melhor aproveitado durante o período de permanência na escola, que dever ser entendida como um espaço de experiências transformadoras e de construção para a cidadania. Citando uma pesquisa onde apenas 2% dos alunos entrevistados se identificam com a carreira de professor, Comeron reafirmou o compromisso de trabalhar para devolver a dignidade do magistério. “O nosso governo vem trabalhando para valorizar a carreira dos profissionais em educação”, disse o prefeito, sob aplausos do público.

O seminário é baseado no Plano Nacional de Educação que acontece a cada dez anos. A proposta é fazer com que todos os municípios e estados brasileiros estabeleçam Planos de Educação que possibilitem a melhoria da qualidade do ensino em todo o país.

Segundo a secretária municipal da Educação, Vânia Paschoa Prado, a articulação entre todos os envolvidos fará com que os avanços aconteçam na prática e sejam percebidos por toda a sociedade. “O planejamento apontará as políticas necessárias para a elaboração do plano que deverá, sobretudo, promover um ciclo de crescimento e avanços permanentes na área da educação”, afirmou a secretária. (Da assessoria de imprensa)

Notícias relacionadas