Serviço de Terapia Nutricional do HCFMB é premiado pelo International Life Science Institute

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) foi o vencedor do concurso “Qualidade em Terapia Nutricional”, promovido pelo ILSI – International Life Science Institute – Brasil.

O órgão, mundialmente reconhecido, desenvolve força tarefa em qualidade de terapia nutricional há 10 anos, e o objetivo do concurso foi avaliar planos de ação e melhorias dos indicadores de qualidade de terapia nutricional em hospitais.

O trabalho “Implantação de Projetos para Melhoria do Atendimento Nutricional em Hospital Universitário Público”, foi inscrito e desenvolvido pelo Serviço de Terapia Nutricional Interprofissional (STNI) do HCFMB. No concurso, o projeto mostrou dados sobre a implantação da triagem de risco nutricional eletrônica e padronizada para todo o Hospital. O trabalho contou com participação ativa das equipes de nutricionistas do Serviço Técnico de Nutrição e Dietética (STND) do HCFMB, do CIMED, da equipe de técnicos de enfermagem da Central de Altas, além de residentes multiprofissionais e alunos da especialização.

Adicionalmente, foi apresentado o Projeto Primeira Sonda, que modificou o cuidado com o paciente que necessita de via alternativa de alimentação no HCFMB, diminuindo as complicações e reduzindo as reinternações.

Os trabalhos do HCFMB foram eleitos por um seleto grupo de especialistas. Além do certificado ILSI de Qualidade em Terapia Nutricional, o Serviço de Terapia Nutricional ganhou um dinamômetro digital. Os aparelhos que o HC possui são analógicos.

Superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi comentou o resultado do concurso. “Este prêmio só reforça a importância do trabalho de uma equipe dedicada à humanização e a sempre melhorar o atendimento prestado pela nossa assistência. Agradeço e parabenizo toda equipe por este belo resultado”, disse.

Segundo a Profª. Associada da disciplina de Nutrologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Dra. Paula Gaiolla, essa conquista mostra que quando ensino, pesquisa, extensão e assistência caminham juntos, os melhores resultados são obtidos. “Os projetos implantados foram frutos de pesquisas, teses e dissertações. Aproximaram a Universidade e o serviço terciário da comunidade, melhorando muito a assistência ao paciente. Sou muito grata todos que se dedicaram a fazer a diferença no atendimento à população. Estamos muito orgulhosos”, finaliza. (Vivian Abilio, Assessoria de Imprensa – NCIM HCFMB)

Notícias relacionadas