Setur-SP promove rotas cervejeiras e gastronômicas na Winter Bierfest

Festival ocorre entre os dias 5 e 7 de agosto em Campos do Jordão

Líder no ranking nacional de cervejarias – segundo o anuário da cerveja, do Ministério da Agricultura – o Estado de São Paulo participa da Winter Bierfest, entre os dias 5 e 7 de agosto, em Campos do Jordão, para promover os destinos paulistas que lideram o manuseio do lúpulo e do malte. São Paulo possui mais de 280 cervejarias e esse número cresce a cada ano.

O Estado será representado pela Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP), que contará com um estande de 97 m² para promover três polos cervejeiros do estado de São Paulo (Campinas, Sorocaba e Ribeirão Preto), a Rota Gastronômica Vale do Paraíba e Mantiqueira, o polo gastronômico de Rio Claro, além das Regiões Turísticas (RTs) Águas Sertanejas, Litoral Norte, Vale Histórico, Entre Serras e Águas, Mananciais Aventuras e Arte.

A divulgação dos polos cervejeiros será realizada em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e faz parte do programa Rotas Cervejeiras do Estado de São Paulo, que mapeia fábricas e cervejarias artesanais de relevância na capital e no interior. Os polos destacados serão o de Campinas, Sorocaba e Ribeirão Preto.

Como toda boa cerveja deve vir acompanhada do melhor da gastronomia, a Setur-SP também irá divulgar seu programa Rotas Gastronômicas, trazendo fabricantes da Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Rio Claro para apresentarem produtos artesanais como queijos e azeites.

“O interior paulista reúne ingredientes favoráveis ao crescimento da produção de cervejas: famílias de imigrantes europeus, disponibilidade de insumos – principalmente água de excelente qualidade – produtores preocupados com a qualidade e frescor das bebidas e aumento da demanda por opções artesanais”, ressalta Vinicius Lummertz, Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Estado Líder no Ranking Nacional

Segundo publicação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, o Estado de São Paulo teve um crescimento de 550% no número de fábricas entre 2017 e 2020. Com 285 estabelecimentos, é o líder nacional no ranking.

As principais regiões produtoras são Piracicaba, Serra da Mantiqueira, Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto e Capital – com bares e fábricas que oferecem tours guiados, degustação e até oficinas sobre a fabricação da bebida.

Assessoria de imprensa da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP

Compartilhar

Notícias relacionadas

Se inscreva
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments