Sinfônica de Botucatu é a atração do Festival de Inverno desta quarta-feira, 27

A Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu, sob regência do Maestro Marcos Virmond, irá se apresentar na próxima quarta-feira (27), às 20h30, no Festival de Inverno. O concerto terá a duração de aproximadamente 60 minutos e possui classificação livre.


O Festival de Inverno acontece no Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci” até o dia 31 de julho. De quarta-feira a sábado o início das apresentações será às 20h30, e aos domingos, às 19 horas. Os ingressos gratuitos devem ser retirados nos dias dos espetáculos na bilheteria do próprio teatro, sempre a partir das 14 horas, sendo limitados a duas unidades por pessoa.

Este ano o Festival traz uma novidade: barracas da Culinária da Cuesta em frente ao Teatro Municipal. Elas funcionarão nos dias dos espetáculos, a partir das 18 horas, com opções ao público como caldo verde, sopa de mandioca, chocolates, cappuccinos e salgados.

Sobre a Orquestra – A Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu (OSMB) originou-se no ideal de dois músicos botucatuenses: José Antônio M. de Marchi e Celso W.Cardoso, que quando estudantes do conservatório Carlos de Campos , em Tatuí-SP, vislumbraram a possibilidade de criar um conjunto musical em Botucatu.

Contando com o apoio do então prefeito, Antônio Jamil Cury, deu-se início aos preparativos para o início dos ensaios. À frente da formação do grupo, achavam-se o então vice-prefeito Joel Spadaro e a assessora de Cultura, Maria Amélia Blasi de Toledo Piza. 

Reuniu-se um grupo de músicos e musicistas da Cidade e de Tatuí e, sob a regência do Maestro José Antônio Pereira, os ensaios tiveram início em outubro de 1986. A estreia aconteceu em 21 de dezembro do mesmo ano, durante o Festival de Natal no salão social do Botucatu Tênis Clube (BTC).

Nomes entre outros soam até hoje, como o do senhor Progresso Garcia, entusiasta atuante na Câmara, ajudaram que oito meses depois fosse assinada a Lei Municipal que deu criação à Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu. Na oportunidade, Técio Nunes da Silva, assumiu a administração do grupo.

Desde o início, a OSMB teve vida intensa, realizando concertos em Botucatu e em toda a região do Centro-Oeste paulista, participando diversas vezes do Festival de Inverno de Campos do Jordão, Festival de Música de Londrina e do programa “Viola Minha Viola”, da Rede Cultura de Televisão. Também apresentou-se na melhor sala de concertos brasileira, a Sala São Paulo.

A Orquestra Sinfônica de Botucatu tem como atual regente titular o Maestro Marcos da Cunha Lopes Virmond. Esse novo olhar coloca a Orquestra dentre os principais grupos sinfônicos do estado de São Paulo e propicia que a boa música possa ser acessível à todos.
 

 

Notícias relacionadas