Sobram vagas de atendimento na AME – Bauru, que deve alcançar marca de 10 mil consultas/mês

Há três meses em funcionamento, o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Bauru, administrado pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) e Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar) tem como meta realizar, em breve, 10 mil consultas/mês. A inauguração da unidade, que estava prevista para terça-feira, 26 de janeiro, foi adiada.

O governador do Estado de São Paulo, José Serra (PSDB), não conseguiu comparecer à cerimônia devido às fortes chuvas que caíram sobre a Capital. Uma nova data será agendada.

O AME de Bauru já realiza, desde outubro de 2009, 5 mil consultas/mês que são distribuídas entre os 18 municípios de sua região de abrangência, de acordo com a demanda. Cada cidade tem uma cota que leva em conta, também, o número de habitantes. Ortopedia geral, até agora, é a especialidade que concentra maior número de consultas.

 São oferecidas 20 especialidades e os atendimentos são realizados por um corpo clínico com 60 médicos. A construção do prédio e a instalação dos equipamentos consumiram aos cofres públicos estaduais cerca de R$ 3,6 milhões.

As consultas são agendadas através de um sistema informatizado que integra as unidades básicas dos municípios da região ao AME. As vagas são disponibilizadas e os postos de saúde organizam a marcação das datas com base em sua cota.

Segundo o diretor executivo do AME-Bauru e professor da FMB, Dr. Antonio Rugolo Junior, atualmente o ambulatório não tem filas de espera. Das vagas para consultas que são oferecidas, nem todas são realizadas. Em outubro de 2009 foram disponibilizadas 1129 vagas de casos novos e realizadas 832 consultas. Já em janeiro  deste ano, foram abertas 2954 vagas para casos novos.

Os AMEs são unidades de alta resolutividade que possuem modernos equipamentos, como eletrocardiograma, teste ergométrico, raio X, ultrassom, mamografia, densitometria óssea e eletroneuromiografia, entre outros. A proposta do AME é melhorar a assistência aos usuários e desafogar o atendimento de hospitais e outras unidades de saúde da região.

 O Hospital das Clínicas de Botucatu e o Hospital Estadual Bauru seriam alguns dos beneficiados. O ambulatório dispõe de modernos equipamentos que permitem ao paciente passar por consulta e exames. Se for necessário tratamento especializado, o encaminhamento será realizado na mesma data.

Serviços

O AME de Bauru possui as especialidades de gastroenterologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, proctologia, reumatologia e urologia. Serviço social, nutrição, psicologia, enfermagem e pequenas cirurgias também são feitas no local.

O ambulatório oferece serviços de apoio diagnóstico de eletrocardiograma, eletroencefalografia, ultrassonografia (ecocardiografia/doppler vascular), espirometria, nasofibroscopia, holter/MAPA, radiologia simples e teste ergométrico.

 

 

Notícias relacionadas