Sorocaba inicia testes rápidos de Covid-19 nesta segunda-feira; doação dos 8 mil testes foi do Shopping Iguatemi

Com o objetivo de obter dados que possam auxiliar na tomada de decisão sobre as estratégias para o enfrentamento da pandemia, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), inicia a utilização de testes rápidos Covid-19 nesta segunda-feira (04). Os testes ficarão centralizados na Vigilância Epidemiológica Municipal, que será o setor responsável em receber as amostras de sangue das unidades de saúde.

De acordo com a SES, os mil testes rápidos foram doados pelo Shopping Iguatemi e serão utilizados de forma estratégica. Com esse novo recurso na cidade, profissionais da segurança, familiares que vivem no mesmo domicílio de profissionais da saúde e segurança, idosos, doentes crônicos e população economicamente ativa, poderão ser testados a partir do oitavo dia de sintoma da síndrome gripal. Essas pessoas deverão procurar uma das unidades de saúde da rede municipal, seja Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Urgência e Emergência.

O objetivo dos testes rápidos é mensurar o número de indivíduos com Síndrome Gripal infectados pelo novo coronavírus e saber como se comporta a doença na cidade. O teste rápido é um modelo de triagem, não um teste confirmatório. Ele pode indicar se a pessoa está infectada, ou recuperada da infecção.

Além disso, Sorocaba continuará seguindo a orientação do Estado em testar pacientes suspeitos internados graves, ou críticos, e profissionais da área de saúde que apresentem sintomas de síndrome gripal. Nesses casos, os testes são feitos por meio da coleta de swab (cotonete estéril que serve para coleta de exames microbiológicos com a finalidade de estudos clínicos ou pesquisa).

Mais testes rápidos

Segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal, mais testes rápidos devem chegar em Sorocaba a partir da segunda semana de maio. Dessa vez, serão enviados pelo Ministério da Saúde para que a testagem seja intensificada na cidade. Por: Marcelo de Almeida Jr

Notícias relacionadas