Sul do Brasil congela no fim da semana e pode nevar; temperaturas abaixo de 0°C nos estados RS, SC, PR, SP, sul de MG e sul do RJ

Segundo informou há pouco o https://www.climatempo.com.br/ uma massa de ar frio de origem polar avança sobre América do Sul no final dessa semana. a expectativa é de que essa onda de frio seja a mais forte de 2020. Além do Brasil, essa intensa massa de ar frio polar vai causar temperaturas muito baixas na Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia e em algumas áreas do Peru.

Todos os anos ocorre pelo menos uma onda de frio muito forte na América do Sul, mas esta massa polar será especialmente forte e abrangente para agosto. O frio será extremo nos estados da Região a longo desta semana, mas entre os dias 20, quinta-feira, e 23 de agosto, domingo, esfria muito na maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, além do sul/sudoeste da Região Norte.

Temperaturas abaixo de 0°C devem ocorrer nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais e nas áreas de grande altitude do sul do Rio de Janeiro, como parque nacional do Itatiaia.

Na passagem desta intensa e grande onda de frio são esperados fenômenos como neve e outras precipitações de inverno e também geada. Acompanhe outras informações ao longo da semana.

No Brasil, a influência desta onda de frio muito forte será sentida com diferentes graduações nos estados do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste, Rondônia, Acre, sul do Amazonas. O vento frio desta enorme massa polar deve ser suavizar o calor até no extremo sul do Pará e do Tocantins. Algum efeito deve ser sentido também em parte da Bahia.

Nos próximos dias, a Climatempo trará muitas informações sobre esta onda de frio. Acompanhe pelo site e redes sociais.

Pode nevar no Sul do Brasil
A presença deste ar ar muito gelado e de muita umidade em parte dos estados da Região Sul entre quinta-feira, 20, e a madrugada do sábado, 22 de agosto, poderá causar queda de neve e de outras precipitações de inverno, como chuva congelada.

Alguma precipitação de inverno poderá ocorrer em áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, mas não há condições para nevar nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Florianópolis e nem de Curitiba, embora o frio seja intenso a partir da quarta-feira, 19, até o sábado, 22 de agosto.

A Climatempo não vê condições para nevar na Região Sudeste e nem no Centro-Oeste.

Na noite de quinta-feira, 20 de agosto, há chance de precipitações de inverno nas áreas de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Notícias relacionadas