Tapete Vermelho para Elas: HC, FMB e Famesp homenageiam servidoras com dia especial repleto de carinho

Nesta quinta-feira, 8, por meio de uma iniciativa integrada entre as seções de Recursos Humanos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), da Faculdade de Medicina (FMB) e da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) o Dia Internacional da Mulher ganhou um toque especial para muitas funcionárias. Foram visitadas as duas unidades do Centro de Saúde Escola (CSE) – na Vila Ferroviária e Vila dos Lavradores; os pronto-socorros Adulto e Pediátrico; a ala de coleta de exames do Hospital Regional; o Hospital Estadual Botucatu (HEBot) e o Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD).

A ação teve como objetivo reconhecer o importante trabalho desenvolvido diariamente por essas mulheres nas unidades gerenciadas pelo HC e FMB e integrá-las às comemorações pelo Dia Internacional da Mulher. “Essas mulheres são grandes profissionais e têm uma importância enorme para nossos serviços. Só que muitas vezes não podem participar dos eventos promovidos dentro do Complexo HC/FMB, em Rubião Júnior, do qual elas fazem parte”, destacou Martha Negrisoli, que atua no Departamento de Gestão de Pessoas do HCFMB.

“Elas no Tapete Vermelho”
Dando sequência às festividades do Dia das Mulheres, foi realizado também o evento especial “Elas no Tapete Vermelho”. O encontro foi organizado pelo HCFMB, pela FMB e pela Famesp.

As servidoras participaram de palestras e ainda ganharam diversos brindes, todos doados por empresas parceiras, como cosméticos, bolos, vales de consultoria de coaching e moda, além de jantares. Além disso, foram agraciadas com serviços de beleza totalmente gratuitos, como manicure, maquiagem e cuidados com os cabelos. Um dia especial, com tratamento diferenciado para todas, merecedoras após tanta dedicação ao trabalho.

Duas servidoras ainda tiveram um motivo extra para comemorar. Elas se ofereceram para passar por uma total transformação, com cuidados especiais da equipe Alsofer.

Dia especial
Na abertura do evento, a gerente médica Paula Gaiolla, representando a Superintendência do HCFMB, ressaltou a luta e a conquista da mulher na sociedade. “Hoje nós podemos escolher o que queremos. Se eu optar por ser dona de casa e cuidar dos filhos, tenho que ser respeitada por isso. Se escolher só trabalhar, não ter filhos, me vestir de um jeito ou de outro, temos de comemorar essa liberdade. Continuamos nesta luta”, afirma.

Lucileia Stocco Gothardi, diretora do Departamento de Gestão de Pessoas, reiterou a dificuldade de ser reconhecida em uma sociedade masculina. “Principalmente aqui no HC, onde mais de 70% do quadro [de funcionários] é composto por mulheres, percebemos que temos conquistas. Mas elas ainda têm que brigar por posições de comandos. Temos vitórias conquistadas por nós mesmas, mas ainda precisamos de aprovação. Por isso somos mulheres especiais”, diz.

Renata Castilho, representando a área de Recursos Humanos da FMB, parabenizou todas as mulheres. “Seguimos buscando a equidade, e não a igualdade. Quero ser uma mulher e que sejam respeitadas as características das mulheres, como devem ser respeitadas as dos homens”, afirma, ressaltando a necessidade de lutar contra o machismo e relacionamentos abusivos.

Já a Valquiria Bazzo Cunha, gerente de RH da Famesp, apresentou interessantes dados da importância das servidoras da entidade. São 1.594 funcionários no Hospital das Clínicas, onde 1.125 destes, são mulheres. Na Faculdade de Medicina, por exemplo, de 532 funcionários, 373 são mulheres. Na autarquia, dos 766 funcionários, estão 602 mulheres. “Cerca de 70% das mulheres nos representam. Me sinto honrada por participar dessa equipe”, salienta.

Empoderamento feminino
A primeira palestra, “Empoderamento Feminino”, foi ministrada pela apresentadora da TV Tem Bauru, a jornalista Suellen Rosim. Depois, a doutora Claudia Magalhães, do serviço de ajuda às Vítimas de Violência Sexual (VVS), mostrou dados sobre esse delicado tema do universo feminino. Na sequência, Giovana Morales e a coach Milena Lozano, do projeto Closet com Conteúdo, falaram sobre “O Poder da Marca Pessoal”.

Suellen Rosim reafirmou a força das mulheres para buscar e conquistar o espaço que almejam. “Uma palavra que gosto de usar é perseverança. Não desistir depois de receber o primeiro ‘não’. Entender que temos capacidade suficiente para ocupar qualquer função, desde que tenhamos esse desejo”, enfatiza.

Dados alarmantes
A doutora Claudia Magalhães apresentou o complicado panorama da violência sexual contra a mulher no Brasil. Elas representam 88,5% das vítimas de casos deste tipo. Na maioria das vezes, , os agressores são conhecidos, do ciclo de amigos ou da família. “Em Botucatu, em 2017, foram 25 casos atendidos. Crescem a cada ano. Mas temos muito mais. Temos o problema da subnotificação, quando nem todos os casos são definidos como violência sexual. Muitas mulheres têm medo de denunciar o agressor”, diz.

Claudia citou o serviço de atendimento às vítimas, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. “Nós fazemos o atendimento sem julgamento. O que vale é a palavra da mulher”, reforça.

Marketing pessoal
Giovana Morales afirmou que as mulheres precisam olhar para si e entender o que estão comunicando. “Sabemos que a aparência é responsável por 55% da primeira impressão que causamos e devemos usar isso a nosso favor. É possível mostrar quem você é em todos os ambientes, mesmo no profissional”, diz.

A coach Milena Lozano disse que também é importante, na comunicação, a linguagem não-verbal. “É preciso saber como a moda faz com que a mulher possa passar por um processo de autoconhecimento, construção de um novo olhar e valorizar os seus pontos fortes, para inspirar outras mulheres”, finaliza.

O HC, a FMB e a Famesp agradecem o carinho e o apoio das empresas parceiras que abrilhantaram o evento:
Alsofer
Shopping Botucatu
HappyClick
Closet com Conteúdo
Mahogany
Vepack
Bolos Quero Mais
Estética Fit
Dilza Artesantos e Presentes
Sankei Sushi Bar
Tropi Store
RS Aromas
Cuesta Burguer
Kaidara
Hinode – João Cruz
Churrascaria Tabajara
Gold Silver
SOS Design
Zé do Queijo
Fina Filó
Sempre Presente
Charme Cosméticos
Via Bela
Mary Kay – Juliana Conteçote
Luciana Andrade Massagem
Andréa Piva Enxovais
Van Lu Moda Masculina e Feminina
Espaço D´Lara
Bem Casado Brigaderia Gourmet
Natura – Liliana Abílio
Via 4toques – Assessoria de Comunicação e Imprensa

Notícias relacionadas