Taquarituba conquista Selo Verde Azul pelo terceiro ano consecutivo

Taquarituba  conquistou pelo terceiro ano consecutivo o Certificado de Município Verde Azul. A cerimônia aconteceu na segunda-feira (2), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A cidade classificou-se na 58ª posição do ranking, com 86,83 pontos. Foram 158 cidades premiadas totalizando 485 municípios inscritos. O programa contemplou cidades com base nas ações ambientais desenvolvidas ao longo de 2011.

O projeto confere o certificado às cidades que obtiveram no mínimo, nota 80 em quesitos ambientais, como esgoto tratado, resíduos sólidos, mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental,  cidade sustentável,  uso da água, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

A Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente destacou ações de fundamental importância para  a conquista do prêmio, como por exemplo, o IQR – (Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos) cuja a nota atingiu 9,2 num índice de 0 à 10; destinação adequada de 14.400  pneus inservíveis; coleta de 1.000 toneladas de materiais recicláveis; plantio de 15.100 mudas de árvores nativas em áreas rurais e 704 mudas de árvores em calçadas e praças.

Segundo André Guerra, o município realizou atividades de educação ambiental com crianças das escolas municipais, grupos de pescadores com limpeza de rios, redução de 5,3% nas perdas do sistema de distribuição de águas públicas, além da construção de ciclovias para redução da poluição do ar. Por conta disso, Taquarituba recebeu novamente o selo de Município Verde Azul.

De acordo com o Prefeito Miderson esta conquista é resultado da ação conjunta entre a administração municipal, através da Coordenadoria do Meio Ambiente com população em geral.

Notícias relacionadas