Taquarituba continua recebendo doações e o foco agora é a reconstrução: Desenvolve SP e Defesa Civil estão na cidade

DSC08430DSC08448Sabe-se que nenhum representante do governo federal compareceu até o momento na cidade – Saldo da destruição causada pelo tornado em Taquarituba, na tarde de domingo: 2 mortos; 150 famílias desabrigadas; 495 casas danificadas, com 29 totalmente…

destruídas e as estruturas das 36 empresas instaladas no parque industrial, também destruídas.

Mas, de acordo com Maria Lídia Gomes de Carvalho,  do Fundo Social, a solidariedade do povo local e de outros municípios vizinhos está sendo muito boa, e as doações de alimentos, material de higiene/limpeza, materiais de construção e outros continuam chegando.

“O nosso foco agora é a reconstrução. Hoje o tempo ajudou, não choveu e deu para muitos iniciarem o trabalho de conserto, reposição das telhas dos telhados e devagar vão se arrumando as coisas”, resumiu.
Ela informou que na terça-feira(23) o governador Geraldo Alckmin visitou a cidade e homologou o Decreto de Calamidade Pública e que equipes da Desenvolve SP e da Defesa Civil do Estado estão na cidade para levantamentos e agilização dos auxílios por parte do Estado.

A Desenvolve SP, auxiliará as empresas na concessão de financiamentos àquelas afetadas. Ela disponibilizará os recursos para recuperação da produção, aquisição de novas máquinas, veículos e obras, a juros de 7% ao ano, 60 meses para pagamento, com 12 meses de carência. Além dessa linha, concederá também recursos para as empresas retomarem a produção, recomposição de estoques, materiais para construção e capital de giro. Essa, a 14,25%, prazo de 36 meses com 6 meses de carência. Tudo com garantia do FDA, Fundo de Aval do Estado, nos casos em que forem necessários.

Notícias relacionadas